Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Literacia em saúde: Conhecimento sobre afasia da população portuguesa adulta.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_15_172-187.pdf243.88 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Em Portugal a principal causa de morbilidade é o acidente vascular cerebral (AVC), sendo que cerca de 50% dos sobreviventes de AVC ficam com restrições ao nível da comunicação, com uma grande incidência de afasia. A funcionalidade comunicativa da pessoa com afasia (PcA) irá ser influenciada quer pela incapacidade resultante da lesão da estrutura cerebral, nomeadamente ao nível das funções mentais da linguagem, quer pelos fatores ambientais dos vários contextos onde a pessoa interage. A Organização Mundial de Saúde (2011) defendeu que é vital melhorar o conhecimento da população sobre a deficiência de forma a desenvolver uma sociedade inclusiva. Objetivo: Averiguar o conhecimento e as principais fontes de informação sobre afasia da população portuguesa adulta. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo e transversal cuja amostra, não probabilística por conveniência, é constituída por 193 indivíduos, 68,4% do género feminino e 31,6% do género masculino com uma média de idades de 41 anos (DP=15,06). Para a recolha dos dados foi aplicado o questionário de autopreenchimento “Conhecimento sobre afasia” de Vital e Ramos (2013). Resultados: Os inquiridos já ouviram falar mais de outras condições de saúde (>93%) com menor incidência que a afasia (26,9%), no entanto, 58,5% afirma conhecer alguém que não comunicava/falava após ter sofrido um AVC. As principais fontes de informação sobre afasia são os média (38,4%), o facto de ser familiar/amigo de uma PcA (17,3%) e trabalhar com PcA (11,5%). Conclusão: O estudo realça um necessário investimento em literacia em saúde na área da afasia.

Description

Keywords

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 172-187). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Superior