Repository logo
 
Publication

Avaliação de programas de prevenção de abuso sexual de crianças em contexto escolar : análise crítica e evidência de resultados

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorOrnelas, José Henrique Pinheiro
dc.contributor.authorLima, Maria Rosado Rangel de
dc.date.accessioned2022-02-08T10:30:42Z
dc.date.available2022-02-08T10:30:42Z
dc.date.issued2021-12-13
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractO presente estudo analisa os resultados da investigação que tem vindo a ser feita na área da prevenção nas escolas do abuso sexual de crianças nos últimos cinco anos. O objetivo é realizar uma análise crítica sobre o tema, onde se procura analisar as avaliações de programas de prevenção de forma a comprovar se estes são eficazes para melhorar os comportamentos e o conhecimento dos alunos sobre a prevenção do abuso sexual. A prevenção do abuso sexual de crianças é uma forma bastante relevante para tentar resolver o problema global que é o abuso sexual. A estratégia de prevenção primária mais utilizada a nível mundial tem sido a de programas de prevenção nas escolas onde se educam as crianças, professores e auxiliares sobre o tema, de maneira a que as crianças se consigam defender da melhor maneira possível e se apercebam do que estão a ser vítimas. Embora os programas tenham começado nas escolas a partir de 1980, a sua eficácia requer um estudo e investigação contínuos.pt_PT
dc.description.abstractThis study analyzes the results of the research that has been done in the area of prevention of child sexual abuse in schools in the last five years. The objective is to perform a critical analysis on the subject, which seeks to analyze the evaluations of prevention programs in order to prove if they are effective in improving the behavior and knowledge of students about the prevention of sexual abuse. The prevention of child sexual abuse is a really relevant way to try to solve the global problem that is child sexual abuse. The primary strategy that has been more used in a worldwide level is the prevention programs on schools where children, teachers and assistants are educated on the subject, so that children can be able to defend themselves in the best possible way and realize when they are being victims. Although programs started in schools in 1980, their effectiveness requires continuous study and research. Key-words:pt_PT
dc.identifier.tid202891941pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8514
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPrevenção do abuso sexual de criançaspt_PT
dc.subjectProgramas de prevençãopt_PT
dc.subjectAvaliação de programas de prevençãopt_PT
dc.subjectAnálise críticapt_PT
dc.subjectPrevention of child sexual abusept_PT
dc.subjectPrevention programspt_PT
dc.subjectEvaluation of prevention programspt_PT
dc.subjectCritical analysispt_PT
dc.titleAvaliação de programas de prevenção de abuso sexual de crianças em contexto escolar : análise crítica e evidência de resultadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24078.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format