Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Apoio social, stresse e necessidades psicológicas em jovens adultos portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27567_Maria Fernandes_Dissertação.pdf1.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os jovens adultos encontram-se num período de transição que pode afetar significativamente a perceção de stresse. Numa amostra de jovens adultos portugueses, o presente estudo teve como objetivos: Avaliar as características sociodemográficas relativamente ao stresse percebido, bem como a existência de uma relação entre stresse percebido e o nível de apoio social; estudar a relação entre o nível de stresse percebido e o nível de satisfação de necessidades psicológicas básicas e verificar o papel mediador da satisfação das necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento) entre a relação apoio social e o stresse percebido. Método: A amostra foi constituída por 337 participantes que responderam aos questionários de dados sociodemográficos, a Escala do Estatuto Social Subjetivo, a Escala do Stresse percebido (PSS-10), a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e a Escala Need Satisfaction in General Scale (BNSG). Resultados: Verificou-se uma correlação negativa entre o stresse a idade, a situação profissional e a educação. Uma correlação negativa entre o apoio social e o stresse percebido, e entre a satisfação de necessidades psicológicas básicas e o nível de stresse percebido. Adicionalmente, apenas a autonomia e a competência parecem mediar parcialmente a associação entre o apoio social e o stresse percebido. Conclusão: Os resultados possibilitam perceber como o stresse, o apoio social e as necessidades psicológicas básicas estão relacionados entre si, possivelmente associado com a saúde mental dos jovens adultos portugueses, sugerindo para futuras investigações estudar meios socioambientais que proporcionem ou frustrem a satisfação das necessidades e intervenções que beneficiem das mesmas.
ABSTRACT: Young adults are in a period of transition which can significantly impact perceived stress. In a sample of young Portuguese adults, this study aimed to: Assess the sociodemographic characteristics in relation to perceived stress and the existence of a relationship between perceived stress and the level of social support; study the relationship between the level of perceived stress and the level of satisfaction of basic psychological needs and verify the mediating role of the satisfaction of basic psychological needs (autonomy, competence and relationship) between social support and perceived stress. Method: The sample consisted of 337 participants who answered sociodemographic data questionnaires, Subjective Social Status Scale, the Perceived Stress Scale (PSS-10), The Satisfaction with Social Support Scale (ESSS) and the Basic Need Satisfaction in General Scale (BNSG). Results: There was a negative correlation between stress and age, professional status and education. There was a negative correlation between social support and perceived stress, and between the satisfaction of basic psychological needs and the levels of perceived stress. In addition, only autonomy and competence seem to partially be mediated the association between social support and perceived stress. Conclusion: The results improve our understanding of the relationship between stress, social support and basic psychological needs, and their impact on the mental health of young Portuguese adults. This suggests that future research should investigate socio-environmental factors that facilitate or hinder the satisfaction of these needs, as well as interventions that can leverage these factors for improved outcomes.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Saúde-Mental Stresse Apoio Social Necessidades psicológicas básicas Jovens adultos Mental health Stress Social support Basic psychological needs Young adults

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue