Repository logo
 
Publication

Insatisfação com sistemas organizacionais e repercussão no atendimento a clientes

dc.contributor.authorPinto, Éder Paschoal
dc.date.accessioned2016-10-21T19:48:44Z
dc.date.available2016-10-21T19:48:44Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractO objetivo central deste trabalho interdisciplinar é verter um facho de luz sobre a relação entre a insatisfação com sistemas organizacionais e a dissonância cognitiva no atendimento a clientes. Os vendedores e seus clientes, de três unidades de uma rede de vendas de veículos autorizada a atuar no Sul do Brasil, foram selecionados para a pesquisa. Dois instrumentos de coleta de dados foram construídos pelo autor, para investigar os selecionados. Eles foram aplicados em dois momentos distintos. No primeiro, os vendedores e seus clientes responderam a questões sobre atendimento, nas diversas fases de vendas. No segundo, os vendedores responderam a questões sobre o sistema organizacional da rede, por meio de instrumento construído com base nas proposições de Spitzer (1997). A teoria bidimensional de Herzberg foi utilizada na construção da ponte entre os resultadoschave observados nas duas pesquisas. A constatação desse autor, sobre a influência da insatisfação com fatores higiênicos na motivação, foi ratificada.pt_PT
dc.description.abstractThe main contribution of this interdisciplinary work is to shed some light upon the relation between dissatisfaction with organizational systems and cognitive dissonance in the customer attendance. A group of salesmen and their costumers of three units of a certified car retailer established in the South of Brazil were selected for the research. The author built two research instruments for the investigations. They were applied in two moments. Firstly, the salesmen and their customers answered questions on attendance of each sale phase. And secondly, the salesmen answered questions about organizational systems; these questions were based on Spitzer’s (1997) theory. On the basis of Herzberg’s bi-factorial theory, it was possible to build a bridge between the key-results of both researches. The Herzberg’s findings, on the negative influence of dissatisfaction with hygienic factors on the worker’ motivation, was confirmed.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 13, 261-281pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5005
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectAtendimento ao clientept_PT
dc.subjectMotivação do vendedorpt_PT
dc.subjectTeoria bidimensional de Herzbergpt_PT
dc.subjectModelo de sistema organizacional de Spitzerpt_PT
dc.subjectCustomer attendancept_PT
dc.subjectSalesmen’ motivationpt_PT
dc.subjectHerzberg’s bi-factorial theorypt_PT
dc.subjectSpitzer’s organizational systems modelpt_PT
dc.titleInsatisfação com sistemas organizacionais e repercussão no atendimento a clientespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage281pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage261pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COG, 13(2), 261-281.pdf
Size:
385.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: