Publication
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar
dc.contributor.author | Palha, Sebastião Pereira | |
dc.contributor.author | Martins, Margarida Alves | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T11:18:52Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T11:18:52Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | A revisão de literatura tem vindo a demonstrar cada vez mais o enorme impacto que os programas de intervenção na linguagem escrita em idades mais precoces exercem na posterior aprendizagem formal da leitura e da escrita. Estes são cruciais pois permitem às crianças a construção de novos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento da literacia emergente. Sendo assim, o presente estudo procurou desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução da linguagem escrita em crianças surdas em idade pré-escolar. Foi através de um estudo de caso com uma criança surda profunda que foi possível a realização de um pré- -teste onde se avaliou os conhecimentos já existentes da criança sobre a linguagem escrita, a execução de um programa de intervenção baseado em princípios construti - vistas e a aplicação de um pós-teste para se verificar o impacto deste programa. Recor - rendo a diversas atividades relacionadas com a linguagem escrita, e tendo sempre em consideração a sua adaptação às características cognitivas e motivacionais da criança, conseguimos levar esta a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Desta forma, concluiu-se que a promoção da reflexão acerca da linguagem escrita teve um impacto significativo na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita ao permitir à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Linhas orientadoras para o desenvolvimento da linguagem escrita em alunos surdos são sugeridas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (9-22). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7026 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | EDições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Programa de intervenção | |
dc.subject | Linguagem escrita | |
dc.subject | Crianças surdas | |
dc.title | À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 22 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 9 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier.ciencia-id | 331B-1095-7D71 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2773-1634 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55663664300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8 |