Repository logo
 
Publication

Adolescentes institucionalizados: O papel das figuras significativas na predição da assertividade, empatia e autocontrolo

dc.contributor.authorMota, Catarina Pinheiro
dc.contributor.authorMatos, Paula Mena
dc.date.accessioned2018-01-29T11:46:10Z
dc.date.available2018-01-29T11:46:10Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractNuma perspectiva ecológica foram analisadas as percepções de 109 adolescentes institucionalizados (Midade=16,19; DP=1,37) relativas à qualidade das relações estabelecidas com adultos significativos na escola (professores e funcionários), bem como com funcionários da instituição. Este estudo teve como objectivo determinar o contributo das variáveis relacionais na predição de competências sociais tais como a assertividade, a empatia e o autocontrolo. Pretendeu-se ainda testar o papel mediador da qualidade da relação com os pares na predição das competências sociais. A análise mediante equações estruturais identificou um modelo capaz de predizer uma contribuição indirecta dos professores e funcionários da escola na assertividade e na empatia, enquanto a qualidade da relação com os pares apresentou um efeito directo nas mesmas variáveis. Não foi confirmado o papel mediador da qualidade da relação aos pares na associação entre a qualidade da relação com professores e os funcionários da escola e o desenvolvimento de competências sociais. No entanto, encontrou-se um efeito directo da qualidade da relação com os funcionários da instituição nas competências de autocontrolo. Adolescentes institucionalizados parecem ser sensíveis à qualidade da relação que estabelecem com adultos significativos para além da família, percebendo diferentes papéis nos adultos do contexto escolar e da instituição permitindo-lhes desenvolver diferentes competências sociais.pt_PT
dc.description.abstractInstitutionalized adolescents were analysed beyond family relationships, considering, according to an ecological perspective, relationships with significant adults in school (teachers and school staff) as well as with adults from institution staff. This study aims to determine the contribution of relational variables in the prediction of social skills like assertiveness, empathy and self-control in 109 institutionalized adolescents (Mage=16,19; SD=1,37). Besides that we also intend to test the meditational role of peer relationship to predict social skills. Structural equation modelling identified a model able to predict a indirect contribution of teachers and school staff in assertion and empathy, while peer relationship presents a direct effect on these variables. However we can’t confirm the mediator role of peer relationship in the association between quality of the relationship with teachers and school staff and development of social skills. Furthermore we find a direct effect of quality of relationships with institution staff on self-control skills. Institutionalized adolescents seem to be very sensitive to the quality of relationship with significant adults beyond family, perceiving different roles in adults from school and institutional context that permit development of different social skills.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 28 (2), 245-254.pt_PT
dc.identifier.issn1646-6020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6144
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA – Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências sociaispt_PT
dc.subjectFuncionários da escola e instituiçãopt_PT
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_PT
dc.subjectParespt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectInstitution staffpt_PT
dc.subjectInstitutionalizationpt_PT
dc.subjectPeerspt_PT
dc.subjectSchool staffpt_PT
dc.subjectSocial skillspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.titleAdolescentes institucionalizados: O papel das figuras significativas na predição da assertividade, empatia e autocontrolopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage254pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage245pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files