Repository logo
 
Publication

Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorFernandes, Ana Rita Ligeiro
dc.date.accessioned2017-09-28T10:37:19Z
dc.date.available2017-09-28T10:37:19Z
dc.date.issued2017-07-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacionalpt_PT
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivos elaborar um programa e analisar o seu impacto no desenvolvimento do conhecimento das emoções (nomear, reconhecer e compreender as causas das emoções), contextualizado por contos infantis, em crianças em idade pré-escolar. Participaram 94 crianças que frequentam três colégios, distribuídos por cinco salas do pré-escolar. De modo a avaliar a eficácia do programa, no pré e no pós-teste foi utilizada a Escala do Conhecimento das Emoções adaptado ao contexto português por Machado, Veríssimo e Denham (2012) que avalia o conhecimento das emoções nas dimensões nomear, reconhecer e compreender as causas das emoções. O programa utiliza o questionamento de contos infantis para promover a reflexão das emoções. Os resultados confirmam a ideia de que as crianças evoluem no conhecimento das emoções quando o mesmo é desenvolvido com o apoio do educador, verificando-se na maioria das emoções em todas as dimensões diferenças estatisticamente significativas entre o Grupo de Controlo e o Grupo Experimental. Também podemos identificar alguns efeitos diferenciados do programa consoante o grupo etário.pt_PT
dc.description.abstractThe dual purpose of this study was to develop a program and analyze its impact on the development of the understanding of emotions (naming, recognizing and comprehending the causes of emotions) as contextualized by children's stories on preschoolers. The Emotion Knowledge Scale adapted to the Portuguese context by Machado, Veríssimo and Denham (2012), was employed before and after the intervention to assesses the awareness of emotions in dimensions such as naming, recognizing and understanding the causes of emotions. The program uses critical reading techniques to promote reflection upon emotions. The main results confirm the idea that children evolve in this competence when it is actively developed with the support of the educator. Statistically significant differences between the control group and the experimental group were found in most of the emotions for each dimension. Additionally varying effects of the program on different age groups were also detected.pt_PT
dc.identifier.tid201720302pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5798
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectConhecimento das emoçõespt_PT
dc.subjectHistóriaspt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectQuestionamentopt_PT
dc.subjectPreschool childrenpt_PT
dc.subjectKnowledge of emotionspt_PT
dc.subjectStorytellingpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSocial interactionpt_PT
dc.titleEstás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
21573.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: