Publication
A concordância entre medidas sociométricas e a estabilidade dos estatutos sociais em crianças de idade pré-escolar
dc.contributor.author | Peceguina, Maria Inês Duarte | |
dc.contributor.author | Santos, António José | |
dc.contributor.author | Daniel, João Rodrigo | |
dc.date.accessioned | 2009-12-21T19:32:59Z | |
dc.date.available | 2009-12-21T19:32:59Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O conceito de sociometria, introduzido por Moreno (1934/1953), refere-se a um conjunto de métodos que permitem identificar, simultaneamente, a estrutura social dos grupos e a posição relativa que cada indivíduo ocupa, na referida estrutura. Não obstante a sua utilização recorrente, em diversos campos da psicologia, são poucos os estudos (e.g., Jiang & Cillessen, 2005; Wasik, 1987; Wu, Hart, Draper, & Olsen, 2001) que, durante o período correspondente ao pré-escolar (i.e., entre os 3 e os 5 anos de idade), avaliam a questões da concordância entre as avaliações obtidas através de diferentes medidas, sendo mais comum que se considere a estabilidade de cada medida, de modo a analisar, por exemplo, a evolução das classificações sociométricas (i.e., estatuto no grupo de pares). No presente estudo, foram entrevistados 263 crianças, 140 do sexo feminino e 123 do sexo masculino, distribuídas por 11 grupos (3 de 3 anos, 4 de 4 anos e 4 de 5 anos de idade), utilizando três técnicas sociométricas diferentes: (1) nomeações – 3 escolhas positivas, 3 negativas (2) escala de apreciação (rating scale) – cada criança foi classificada entre 1 (não gosta muito de brincar) e 3 (gosta muito de brincar); e (3) comparação entre pares (paired comparisons) – escolha de uma entre duas crianças, pelo critério gosta mais de brincar, em todas as díades possíveis no grupo. Os resultados apontam para a existência de correlações estatisticamente significativa entre as diferentes medidas, isto é, coerência entre as medidas, que aumentam de magnitude em função da idade das crianças. Relativamente aos estatutos sociométricos, obtidos a partir da tarefa de nomeações, seguindo os procedimentos de Coie, Dodge e Coppotelli (1982), os resultados apontam para uma ausência de estabilidade das classificações sociométricas ao longo do desenvolvimento. | pt |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 26(3), 479-490. | pt |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/71 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt |
dc.subject | Medidas sociométricas | pt |
dc.subject | Relações entre pares | pt |
dc.subject | Estatuto sociométrico | pt |
dc.title | A concordância entre medidas sociométricas e a estabilidade dos estatutos sociais em crianças de idade pré-escolar | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.endPage | 490 | pt |
oaire.citation.startPage | 479 | pt |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |