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Advisor(s)
Abstract(s)
The burnout syndrome is characterized by
professional exhaustion and has been reported
in college students. The aim of this study
was to estimate the prevalence of Burnout
Syndrome among dentistry students from
a public university, and its relationship to
socio-demographic characteristics. All students
(n = 300) were invited to participate.
We used the Maslach Burnout Inventory
- Student Version (MBI-SS). We carried out
an analysis of the MBI-SS’ psychometric
properties. Multivariate Analysis of Variance
(MANOVA) was performed, followed by
Analysis of Variance (ANOVA) and Tukey’s
post-hoc tests to compare the mean scores
of burnout dimensions. Of the 235 participants,
72.8% were women and the mean age
was 21.0 ± 1.8 years. The MBI-SS was reliable
and valid. Of the students, 17.0% had
Burnout Syndrome. There was a significant
relation between Burnout Syndrome and a
student’s performance during the course
(F = 4.433, p < 0.001), medication intake
because of studies (F = 7.721, p < 0.001),
and the thought of dropping the course (F
= 16.168, p < 0.001). The students most affected
were those with poor performance,
those who took medication because of studies,
and those with thoughts of dropping the
course. We concluded that the prevalence of
the syndrome among dentistry students was
high, with a significant relation between the
syndrome and a student’s academic performance,
use of medication because of studies,
and thoughts of dropping the course. ------ RESUMO ------ A Síndrome de Burnout caracteriza-se por
esgotamento profissional e tem sido relatada
em estudantes universitários. O objetivo
desse estudo foi estimar a prevalência da
Síndrome de Burnout em estudantes de
Odontologia de uma universidade pública
e sua relação com características
sociodemográficas. Todos os estudantes
(n = 300) foram convidados a participar.
Utilizou-se o Inventário de Burnout de
Maslach – versão estudantes (MBI-SS).
Realizou-se análise das propriedades psicométricas
do MBI-SS. Para comparação
entre os escores médios das dimensões do
Burnout realizou-se Análise de Variância
Multivariada (MANOVA) seguida de Análise
de Variância (ANOVA) e testes post-hoc de
Tukey. Dos 235 participantes, 72,8% eram
mulheres e a média de idade era de 21,0 ±
1,8 anos. O MBI-SS mostrou-se confiável e
válido. Dos estudantes, 17,0% apresentaram
a Síndrome de Burnout. Verificou-se relação
significativa entre a Síndrome de Burnout e
o desempenho do estudante no curso (F =
4,433, p < 0,001), o consumo de medicação
devido aos estudos (F = 7,721, p < 0,001) e o
pensamento de desistir do curso (F = 16,168,
p < 0,001). Foram mais acometidos aqueles
com desempenho ruim no curso, que consomem
medicações devido aos estudos
e que já pensaram em desistir do curso.
Conclui-se que a prevalência da Síndrome
entre os estudantes de Odontologia foi
alta, sendo significativa a relação entre a
Síndrome e o desempenho do estudante no
curso, o consumo de medicação devido aos
estudos e o pensamento de desistir do curso.
Description
Keywords
Students Professional fatigue Odontology Public health Estudantes Esgotamento profissional Odontologia Saúde Pública
Citation
Revista Brasileira de Epidemiologia, 15 (1), 155-165