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Promover a participação e a cooperação da relação escola-família

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.authorPereira, Cláudia Sofia Carmezim Martins
dc.date.accessioned2018-05-23T19:10:39Z
dc.date.available2018-05-23T19:10:39Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em em Educação em Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) e foi elaborado a partir da experiência vivenciada no decurso do estágio curricular, numa sala de três anos, de um Jardim de Infância inserido numa Instituição de Solidariedade Social (IPSS) em Lisboa. A problemática desta investigação circunscreve-se na relação entre a escola e a família. Desta forma, foi utilizado como referencial teórico o modelo explicativo da tipologia do envolvimento parental Epstein (2001), pretendendo-se compreender de que forma é vivenciada a relação escola/família, em contexto pré-escolar, no sentido de melhor conhecer a participação e cooperação entre os agentes educativos. A investigação foi alicerçada numa metodologia qualitativa que recorreu a questionários, aplicados aos pais (das salas de três anos) e aplicados às educadoras das respetivas salas. A observação direta e os respetivos registos em diário de campo também complementaram a recolha da informação necessária a esta investigação. Verificou-se que a instituição estabelece relação com as famílias embora não seja demonstrada a participação de todas as famílias no que diz respeito às propostas desenvolvidas pelo contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This report is part of the Course of Supervised Teaching Practice (PES), and it was developed based on a three-year experience of curricular internship in a kindergarten of Social Solidarity Institution (IPSS)” in Lisbon. The problematic of this investigation was circumscribed in the relationship between the school and the family. In this way, the explanatory model of the typology of the Epstein parental involvement (2001) was used as a theoretical reference, aiming to understand how the school/family relationship is experienced in a pre-school context, in order to better understand the participation and cooperation among the educational agents. The research was based in a qualitative methodology that used questionnaires, delivered to the parents (from the three-year-old rooms) and applied to the educators of the respective rooms. The direct observation and the respective field journal records also complemented the collection of the information necessary for this investigation. It was verified that the institution establishes a relation with the families, although it does not verify the participation of all the families with respect to the proposals developed in the school context.pt_PT
dc.identifier.tid201743604pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6383
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação escola/famíliapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectTipologias envolvimento parentalpt_PT
dc.subjectSchool-family relationshippt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectParental involvement typologypt_PT
dc.titlePromover a participação e a cooperação da relação escola-famíliapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT

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