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A responsabilidade social empresarial como impulsionadora do desempenho individual: O efeito mediador e moderador do engagement e da satisfação no trabalho

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Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da perceção sobre práticas de Responsabilidade Social Empresarial na perceção sobre o Desempenho Individual, assim como verificar se existe um efeito mediador e/ou moderador do Engagement e da Satisfação no trabalho na relação entre a perceção sobre práticas de Responsabilidade Social Empresarial e a perceção sobre o Desempenho Individual. Participaram neste estudo 160 colaboradores de diversos setores e organizações. Relativamente às escalas utilizadas, os resultados relevaram que foram identificadas duas dimensões na escala de Responsabilidade Social Empresarial (Interna e Externa) e que as escalas de Desempenho Individual, Engagement e Satisfação no trabalho foram identificadas como sendo escalas unidimensionais. Os resultados demonstraram um impacto positivo e significativo da perceção sobre práticas de Responsabilidade Social Empresarial Externa na perceção sobre o Desempenho Individual e um impacto não significativo da perceção sobre práticas de Responsabilidade Social Empresarial Interna na perceção sobre o Desempenho Individual. Verificou-se, no entanto, um efeito de mediação total do Engagement no trabalho e um efeito de moderação da Satisfação no trabalho na relação entre a perceção sobre práticas de Responsabilidade Social Empresarial Externa e a perceção sobre o Desempenho Individual.
The aim of this study is to analyze the impact of employee’s perception’s of Corporate Social Responsibility (CSR) on employee’s perceived Individual Performance and to explore if this relationship is mediated and moderated by Work Engagement and Job Satisfaction. The study involved 160 persons employed by corporations in different activity sectors and belonging to different job ranks. An online survey, including four scales, was used to collect the data. All the scales used for the study were adopted from previous studies and showed no significant reliability and validity and issues. However, the Work Engagement and the Job Satisfaction scales turned out to have been considered, by the respondents, as having only one dimension. Results show a positive and significant impact of external CSR and a non-significant impact of internal CSR perceptions on perceived Individual Performance. It was found that Work Engagement mediates the relationship between external CSR perceptions and perceived Individual Performance and that Job Satisfaction moderates the same relationship.

Description

Dissertação de Mestrado realizada apresentada no ISPA - Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.

Keywords

Responsabilidade social empresarial Desempenho individual Engagement no trabalho Satisfação no trabalho Corporate social responsibility Individual performance Work engagement Job satisfaction

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