Repository logo
 
Publication

Promoção da competência matemática pré-escolar - Resultados de um programa de intervenção

dc.contributor.authorLima, Isabel Abreu
dc.contributor.authorCoelho, Vera
dc.contributor.authorLobo, Catarina
dc.contributor.authorCastro, Cátia
dc.contributor.authorGomes, Vanda
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Filipa
dc.date.accessioned2017-04-24T18:29:16Z
dc.date.available2017-04-24T18:29:16Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA necessidade de promover a competência matemática das crianças portuguesas é confirmada pelos resultados dos últimos estudos comparativos internacionais, como o PISA. Investigação recente no domínio da psicologia e educação revela que o conhecimento matemático é um domínio essencial do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm, desde idades precoces, capacidades, oportunidades e motivos para adquirir conhecimentos matemáticos espontâneos sem necessidade de ensino formal (Ginsburg, Lee & Boyd, 2008). Sabe-se, também, que desde cedo existem diferenças nos conhecimentos matemáticos das crianças e que estas diferenças apresentam estabilidade ao longo do tempo. Por outro lado, bons resultados em matemática nos primeiros anos da escolaridade aparentam ser os melhores preditores do sucesso escolar futuro (Ducan et col., 2007). Este estudo apresenta o programa “Brincando com a Matemática”, seus pressupostos e conteúdos, bem como os resultados obtidos no Test of Early Mathematics Ability 3 (Ginsburg & Baroody, 2003a) antes e após a implementação do programa com crianças de 4 anos. Participaram 74 crianças e a avaliação incluiu grupo de controlo e experimental, num formato de pré e pós-teste. Os resultados salientam as diferenças estatisticamente significativas encontradas na competência matemática das crianças após a intervenção com o programa. Destaca-se ainda a pertinência de um trabalho pré-escolar sistemático e estruturado que permita não só o desenvolvimento de competências, mas que seja simultaneamente impulsionador de uma atitude positiva face à matemática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1535-1549). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5431
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titlePromoção da competência matemática pré-escolar - Resultados de um programa de intervençãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1549pt_PT
oaire.citation.startPage1535pt_PT
person.familyNameAbreu-Lima
person.familyNameCoelho
person.givenNameIsabel
person.givenNameVera
person.identifier452872
person.identifier.ciencia-id6216-34FA-BBE6
person.identifier.orcid0000-0002-6091-5304
person.identifier.orcid0000-0002-3741-0885
person.identifier.ridV-7266-2017
person.identifier.scopus-author-id55001755700
person.identifier.scopus-author-id57117540900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication37abefca-1f44-430d-bdd8-2dc87ec980e7
relation.isAuthorOfPublication3e37ea81-3609-471c-ba47-63debae956fe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3e37ea81-3609-471c-ba47-63debae956fe

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_1535-1549.pdf
Size:
262.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: