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O que penso e como reajo : Conceções parentais acerca do desenvolvimento emocional das crianças e as suas reações às emoções negativas

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Abstract(s)

O presente estudo teve como objetivos: caracterizar as conceções parentais acerca do desenvolvimento emocional das crianças; comparar as reações parentais às emoções negativas dos filhos, considerando as suas conceções acerca do desenvolvimento emocional das crianças; criar uma versão portuguesa do Parents’ Beliefs about Children’s Emotions Questionnaire e analisar as suas características psicométricas. Neste sentido, analisámos as características psicométricas do instrumento, observámos as conceções parentais acerca do desenvolvimento emocional das crianças da amostra em estudo, e analisámos as relações entre as conceções parentais e a utilização de estratégias que apoiam ou não apoiam as emoções negativas. Participaram 142 pais e mães de crianças dos 4 aos 10 anos, do distrito de Lisboa. É um estudo descritivo e comparativo, com metodologia quantitativa, cuja recolha de dados decorreu online. Os instrumentos utilizados foram: um questionário de dados sociodemográficos; um questionário para medir as conceções parentais acerca do desenvolvimento emocional das crianças; e uma escala para medir as reações parentais às emoções negativas das crianças. O PBACE revelou características psicométricas adequadas neste estudo. Em relação às reações que não apoiam as emoções negativas, foram encontradas diferenças significativas consoante as conceções parentais acerca do controlo que as crianças têm sobre as suas emoções e acerca da importância de lhes darem autonomia para as gerirem. Para além disso, em relação ao encorajamento da expressão emocional, foram também encontradas diferenças significativas consoante as conceções parentais acerca do valor da zanga. Assim, podemos concluir que os pais tendem a apoiar menos as crianças quando consideram importante darem-lhes autonomia para gerirem as suas emoções e quando acreditam na capacidade das mesmas para as controlarem. Tendem também a incentivar mais a sua expressão emocional quando valorizam a zanga.
The present study aimed to: characterize parental beliefs about children's emotional development; compare parental reactions to children's negative emotions, considering their beliefs about children's emotional development; and create a Portuguese version of the Parents’ Beliefs about Children’s Emotions Questionnaire and analyze its psychometric characteristics. In this sense, we analyzed the instrument’s psychometric characteristics, we observed parental beliefs about children’s emotional development in the study sample, and we analyzed the relationships between parental beliefs and the use of strategies that support or do not support negative emotions. The study included 142 fathers and mothers of children between 4 and 10 years old, from the Lisbon district. It’s a descriptive and comparative study, with quantitative methodology, using online data collection. The instruments used were: a sociodemographic data questionnaire; a questionnaire to measure parental beliefs about children’s emotional development; and a scale to measure parental reactions to children's negative emotions. The PBACE revealed adequate psychometric characteristics in this study. Regarding reactions that do not support negative emotions, significant differences were found depending on parental beliefs about the control children have over their emotions and about the importance of giving them autonomy to manage them. Furthermore, in relation to the encouragement of emotional expression, significant differences were also found depending on the parental beliefs about the value of anger. Thus, we can conclude that parents tend to be less supportive of children when they consider important to give them autonomy to manage their emotions and when they believe in children’s ability to control them. They also tend to encourage their emotional expression more when they value anger.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA-Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.

Keywords

Desenvolvimento emocional Idade pré escolar Idade escolar Conceções parentais Reações parentais Emotional development, Preschool age Parental reactions School age Parental beliefs

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