Repository logo
 
Publication

Aspetos da vida universitária e a síndrome de burnout

dc.contributor.authorJordani, Paula Cristina
dc.contributor.authorZucoloto, Miriane Lucindo
dc.contributor.authorBonafé, Fernanda Salloumé Sampaio
dc.contributor.authorMaroco, João
dc.contributor.authorCampos, Juliana Alvares Duarte Bonini
dc.date.accessioned2013-02-09T15:51:27Z
dc.date.available2013-02-09T15:51:27Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractObjetivo: Estimar a prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia de uma universidade pública e comparar os scores médios obtidos em cada dimensão do Inventário de Burnout de Oldenburg (OLBI-S) segundo as variáveis sociodemográficas de interesse. Participaram 235 estudantes. Métodos: As características psicométricas do OLBI-S foram estimadas. A comparação dos scores médios de Exaustão e Distanciamento foi realizada pelo teste t de Student e Análise de Variância (ANOVA). Resultados: Dos participantes 72,8% eram mulheres e a média de idade foi de 21,0±1,8 anos. Após a remoção de três itens, o OLBI-S apresentou adequada validade fatorial e confiabilidade. Dos estudantes, 61,7% apresentaram a Síndrome de Burnout, 22,1% Exaustão e 4,7% Distanciamento. Observou-se maior score médio de Distanciamento nos estudantes que não escolheram o curso de Odontologia como primeira opção e que consideraram os professores incompetentes/razoáveis. Aqueles cujas expectativas iniciais foram frustradas, com desempenho ruim no curso, que já consumiram medicação devido aos estudos e que já pensaram em desistir do curso apresentaram maiores scores médios tanto de Exaustão quanto de Distanciamento. Conclusão: A prevalência da Síndrome de Burnout é alta com relação significativa com variáveis sociodemográficas. ------ ABSTRACT ------ Aim: To estimate the prevalence of Burnout Syndrome in dental students, from a public university, and compare the mean scores obtained in each dimension of the Oldenburg Burnout Inventory (OLBI-S), according to the sociodemographic variables of interest. A total of 235 students participated in the study. Methods: The psychometric characteristics of OLBI-S were estimated. The comparison of Exhaustion and Disengagement mean scores was performed, using the Student’s t test and Analysis of Variance (ANOVA). Results: A total of 72.8% of the participants were women and the mean age was 21.0 ± 1.8 years. After the removal of three items, OLBI showed adequate factorial validity and reliability. Of the surveyed students, 61.7% had Burnout Syndrome, 22.1% Exhaustion and 4.7% Disengagement. A higher Disengagement mean score was observed for students who did not chose the Dentistry course as their first choice, and who consider teachers to be incompetent/reasonable. Those whose initial expectations were frustrated, with poor course performance, who already used medication due to their study load, and who thought about quitting the course, had higher mean scores of both Exhaustion and Disengagement. Conclusion: There is a high prevalence of Burnout Syndrome, with a significant relation to sociodemographic variables.por
dc.identifier.citationPsychology, Community & Health, 1 (3), 246-256por
dc.identifier.issn2182-438x
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2011
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherPsychOpenpor
dc.subjectEsgotamento profissionalpor
dc.subjectOdontologiapor
dc.subjectSaúde públicapor
dc.subjectProfessional fatiguepor
dc.subjectOdontologypor
dc.subjectPublic healthpor
dc.titleAspetos da vida universitária e a síndrome de burnoutpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeibnizpor
oaire.citation.endPage256por
oaire.citation.startPage246por
oaire.citation.titlePsychology, Community & Healthpor
oaire.citation.volume1por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PCH 2012 1(3) 246–256.pdf
Size:
894.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: