Repository logo
 
Publication

Comportamento exploratório em relação à carreira de universitários brasileiros de administração: comparando ingressantes e concluintes

dc.contributor.authorAguillera, Fernanda
dc.contributor.authorBortolotti, Suellen Estevam
dc.contributor.authorLeal, Mara de Souza
dc.date.accessioned2019-04-26T15:01:27Z
dc.date.available2019-04-26T15:01:27Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractO ensino superior exerce importante papel no planejamento de carreira dos estudantes. Segundo a perspectiva desenvolvimentista, para além da formação profissional, tarefas de exploração e preparação para o mundo do trabalho interferem na empregabilidade dos jovens e precisam ser estimuladas. O presente objetivou: mapear o comportamento exploratório de carreira de jovens universitários iniciantes e concluintes de um curso de Administração; e, verificar possíveis diferenças em seu repertório tendo em vista a vivência universitária. Justifica-se como diagnóstico inicial para nortear ações futuras de estimulação desses comportamentos entre os jovens. Participaram 83 estudantes do curso de Administração de uma universidade privada, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 37 anos (M=25), sendo 41 matriculados no 1º período (ingressantes) e 42 no 8º período (concluintes). Foram aplicados questionário de caracterização e a Escala de Exploração Vocacional para Universitários, e realizadas análises descritivas e teste t de Student. Resultados preliminares mostraram que o comportamento exploratório dos estudantes é reduzido, tanto em termos de autoconhecimento, como na exploração de oportunidades e informações acerca da carreira, o que parece aumentar com a vivência prática de estágios. A partir desse diagnóstico, oficinas de Planejamento de Carreira passaram a ser oferecidas. Além disso, passou-se a incentivar, entre os docentes, que adotem métodos didáticos que melhor aproximem teoria e prática, como metodologias ativas de ensino-aprendizagem e realização de visitas técnicas. O estímulo à exploração e preparação para a carreira no contexto universitário é discutido, considerando-se meios contemporâneos que podem ser adotados para se cumprir tal função.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (119-132). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7002
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCarreirapt_PT
dc.subjectAmbiente universitáriopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.titleComportamento exploratório em relação à carreira de universitários brasileiros de administração: comparando ingressantes e concluintespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage132pt_PT
oaire.citation.startPage119pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 119-132.pdf
Size:
115.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: