Publication
Comportamento exploratório em relação à carreira de universitários brasileiros de administração: comparando ingressantes e concluintes
dc.contributor.author | Aguillera, Fernanda | |
dc.contributor.author | Bortolotti, Suellen Estevam | |
dc.contributor.author | Leal, Mara de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T15:01:27Z | |
dc.date.available | 2019-04-26T15:01:27Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | O ensino superior exerce importante papel no planejamento de carreira dos estudantes. Segundo a perspectiva desenvolvimentista, para além da formação profissional, tarefas de exploração e preparação para o mundo do trabalho interferem na empregabilidade dos jovens e precisam ser estimuladas. O presente objetivou: mapear o comportamento exploratório de carreira de jovens universitários iniciantes e concluintes de um curso de Administração; e, verificar possíveis diferenças em seu repertório tendo em vista a vivência universitária. Justifica-se como diagnóstico inicial para nortear ações futuras de estimulação desses comportamentos entre os jovens. Participaram 83 estudantes do curso de Administração de uma universidade privada, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 37 anos (M=25), sendo 41 matriculados no 1º período (ingressantes) e 42 no 8º período (concluintes). Foram aplicados questionário de caracterização e a Escala de Exploração Vocacional para Universitários, e realizadas análises descritivas e teste t de Student. Resultados preliminares mostraram que o comportamento exploratório dos estudantes é reduzido, tanto em termos de autoconhecimento, como na exploração de oportunidades e informações acerca da carreira, o que parece aumentar com a vivência prática de estágios. A partir desse diagnóstico, oficinas de Planejamento de Carreira passaram a ser oferecidas. Além disso, passou-se a incentivar, entre os docentes, que adotem métodos didáticos que melhor aproximem teoria e prática, como metodologias ativas de ensino-aprendizagem e realização de visitas técnicas. O estímulo à exploração e preparação para a carreira no contexto universitário é discutido, considerando-se meios contemporâneos que podem ser adotados para se cumprir tal função. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (119-132). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7002 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Carreira | pt_PT |
dc.subject | Ambiente universitário | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.title | Comportamento exploratório em relação à carreira de universitários brasileiros de administração: comparando ingressantes e concluintes | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 132 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 119 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |