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Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino superior exerce importante papel no planejamento de carreira
dos estudantes. Segundo a perspectiva desenvolvimentista, para além da
formação profissional, tarefas de exploração e preparação para o mundo do
trabalho interferem na empregabilidade dos jovens e precisam ser estimuladas. O
presente objetivou: mapear o comportamento exploratório de carreira de jovens
universitários iniciantes e concluintes de um curso de Administração; e, verificar
possíveis diferenças em seu repertório tendo em vista a vivência universitária.
Justifica-se como diagnóstico inicial para nortear ações futuras de estimulação
desses comportamentos entre os jovens. Participaram 83 estudantes do curso de
Administração de uma universidade privada, de ambos os sexos, com idade entre
18 e 37 anos (M=25), sendo 41 matriculados no 1º período (ingressantes) e 42 no
8º período (concluintes). Foram aplicados questionário de caracterização e a
Escala de Exploração Vocacional para Universitários, e realizadas análises
descritivas e teste t de Student. Resultados preliminares mostraram que o
comportamento exploratório dos estudantes é reduzido, tanto em termos de
autoconhecimento, como na exploração de oportunidades e informações acerca
da carreira, o que parece aumentar com a vivência prática de estágios. A partir
desse diagnóstico, oficinas de Planejamento de Carreira passaram a ser
oferecidas. Além disso, passou-se a incentivar, entre os docentes, que adotem
métodos didáticos que melhor aproximem teoria e prática, como metodologias
ativas de ensino-aprendizagem e realização de visitas técnicas. O estímulo à
exploração e preparação para a carreira no contexto universitário é discutido,
considerando-se meios contemporâneos que podem ser adotados para se cumprir
tal função.
Description
Keywords
Carreira Ambiente universitário Desenvolvimento profissional
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (119-132). Lisboa: Edições ISPA.