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A ansiedade infantil : vulnerabilidades da criança e influĂȘncia dos pais
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leal, Isabel Pereira | |
dc.contributor.advisor | Maroco, JoĂŁo | |
dc.contributor.author | Dias, Filomena ValadĂŁo | |
dc.date.accessioned | 2016-09-19T15:53:06Z | |
dc.date.available | 2016-09-19T15:53:06Z | |
dc.date.issued | 2016-06-22 | |
dc.description | Tese de Doutoramento em Psicologia na ĂĄrea de especialidade Psicologia ClĂnica | pt_PT |
dc.description.abstract | Objetivo: Investigar a ansiedade infantil considerando a influĂȘncia das seguintes variĂĄveis: cogniçÔes das crianças e atribuiçÔes dos pais, relativas a estĂmulos ambĂguos; medos e ansiedade dos pais. Disponibilizar instrumentos de medida da ansiedade das crianças e dos medos dos adultos, oriundos de populaçÔes comunitĂĄrias. MĂ©todo: Procedeu-se Ă anĂĄlise e avaliação das qualidades psicomĂ©tricas das escalas: SCARED-R (n = 1238, idade 10-13); FSS III (n = 1980, idade 18-80). Foi realizada a anĂĄlise confirmatĂłria das duas escalas. Estas foram sujeitas a adaptaçÔes para a população do estudo e foi proposto um fator de 2ÂȘ ordem para cada instrumento. Foram realizadas 274 entrevistas, com 719 participantes (274/crianças/274mĂŁes/171pais) e preenchidos trĂȘs instrumentos (SCARED-R; FSS III; STAI). Foram anotadas as respostas verbalizadas pelos participantes Ă s questĂ”es colocadas, relativas ao instrumento Nine Ambiguous Stories. Realizou-se uma anĂĄlise de conteĂșdo Ă s respostas e procedeu-se Ă sua categorização. A fiabilidade da anĂĄlise de conteĂșdo foi avaliada pelo nĂvel de concordĂąncia entre os trĂȘs avaliadores. As anĂĄlises dos dados quantitativos foram realizadas com recurso a testes do Qui-Quadrado e t-Student; Correlação de Pearson; e, Modelos de EquaçÔes Estruturais. As anĂĄlises estatĂsticas foram desenvolvidas com o IBM SPSS Statistics; IBM AMOS e MPlus. Resultados: A anĂĄlise fatorial confirmatĂłria confirmou a validade e fiabilidade das medidas obtidas da SCARED-R e da FSS-III na amostra do estudo. A codificação das respostas verbais das crianças apresentou 6633 unidades de registo, sendo 2570 positivas, 4063 negativas e 32 neutras. A exploração dos conteĂșdos originou 76 subcategorias. As positivas (25) englobaram conteĂșdos de interesse, confiança e segurança da criança perante as situaçÔes e conteĂșdos de emoção expressa. As negativas (32) juntaram conteĂșdos de emoção expressa, conteĂșdos de dificuldade, inibição, incapacidade, de danos fĂsicos e materiais. Os pensamentos positivos das crianças e os medos das mĂŁes sĂŁo preditivos da menor ansiedade das crianças. Os pensamentos negativos das crianças, os medos dos pais (homens) e ansiedade das mĂŁes sĂŁo variĂĄveis preditivas de maior ansiedade nas crianças. Os pensamentos positivos das crianças e as atribuiçÔes positivas das mĂŁes apresentaram uma relação positiva significativa. ConclusĂ”es: Esta investigação validou dois instrumentos de medida (da ansiedade e dos medos) a aplicar na promoção da saĂșde. Foi sugerida a reinterpretação e reavaliação dos conceitos de medos e ansiedade em populaçÔes normativas. O recurso Ă investigação destas populaçÔes e Ă perspetiva da criança permitiu concluir: os pensamentos positivos e negativos sĂŁo caracterĂsticas cognitivas do desenvolvimento normal das crianças com 10-11 anos; e, a expressĂŁo da emoção nos pensamentos deve ser considerada na investigação e intervenção. As caracterĂsticas e perceçÔes da criança sobre o seu funcionamento sugeriram crenças protetoras e crenças preditivas de nĂveis perturbados da ansiedade. A ansiedade e os medos dos pais devem ser analisados separadamente pois apresentam influĂȘncias distintas na explicação da ansiedade das crianças. A correlação positiva das atribuiçÔes maternas e os pensamentos positivos das crianças, aliado Ă contribuição dos medos das mĂŁes para a redução da ansiedade da criança, sugeriu a existĂȘncia de um mecanismo protetor materno ao desenvolvimento de nĂveis patolĂłgicos da ansiedade infantil. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT : Aim: To research into child anxiety considering the influence of the following factors: childrenâs cognitions and parentsâ attributions related to ambiguous stimuli; parentsâ fears and anxiety. To provide measuring instruments of childrenâs anxiety and adultsâ fears, using community samples. Method: The psychometric properties of two scales were analysed: SCARED-R (n = 1238, 10-13 years old); FSS III (n = 1980, 18-80 years old). CFA was performed on both scales. Then they were adapted to the population under study and a second order factor was proposed to each instrument. There were 274 interviews with 719 participants (274 children, 274 mothers, 171 fathers). SCARED-R, FSS III and STAI were completed. Participants also answered to questions related to the Nine Ambiguous Stories they had previously heard. A content analysis of their answers was done, followed by a categorization. Reliability of content analysis was based on the agreement between the three coders. Other statistical analyses involved Chi-Square and Studentâs-t tests, Pearson correlation and Structural Equation Modeling. They were performed using IBM SPSS Statistics, IBM AMOS and MPlus. Results: CFA confirmed the validity and reliability of data from SCARED-R and FSS III in the sample under study. Scoring of childrenâs verbal answers resulted in 6633 recording units, from which 2750 were positive, 4063 were negative and 32 were neutral. Seventy six categories of content were found. Positive categories (25) included contents related to childâs interest, confidence and certainty when facing situations, and also contents of expressed emotion. Negative categories (32) included contents of expressed emotion, difficulty, inhibition, inability, physical and material damage. Childrenâs positive thoughts and mothersâ fears predict lower levels of anxiety in children. Childrenâs negative thoughts, fathersâ fears and mothersâ anxiety predict higher levels of childrenâs anxiety. Childrenâs positive thoughts and mothersâ positive attributions are significantly and positively related. Conclusions: This study validates two instruments (measuring anxiety and fears) to be used in health promotion. It suggests a reinterpretation and a re-assessment of the concepts of fear and anxiety in normative populations. Using this kind of populations and focusing the childâs perspective it is concluded that positive and negative thoughts are cognitive characteristics of childrenâs (aged between 10 and 11 years) normal development; the expression of emotion found on thoughts should be considered in intervention processes and research. Childâs characteristics and perceptions about his/her own functioning suggest the existence of protecting beliefs but also beliefs that predict dysfunctional levels of anxiety. Parentsâ anxiety and fears should be separately analysed as they present distinct influences over childrenâs anxiety. The positive correlation between motherâs attributions and childrenâs positive thoughts, along with the contribution of mothersâ fears to reduce childrenâs anxiety, suggests the existence of a protective maternal mechanism against the development of pathological anxiety levels in children. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101375654 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/4896 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | INFLUĂNCIA DA ANSIEDADE PARENTAL NA ANSIEDADE INFANTIL | |
dc.subject | Pensamentos das crianças | pt_PT |
dc.subject | CogniçÔes | pt_PT |
dc.subject | Vulnerabilidades | pt_PT |
dc.subject | InfluĂȘncias parentais | pt_PT |
dc.subject | Ansiedade | pt_PT |
dc.subject | Medos | pt_PT |
dc.subject | Childrenâs thoughts | pt_PT |
dc.subject | Cognitions | pt_PT |
dc.subject | Vulnerabilities | pt_PT |
dc.subject | Parental influences | pt_PT |
dc.subject | Anxiety | pt_PT |
dc.subject | Fears | pt_PT |
dc.title | A ansiedade infantil : vulnerabilidades da criança e influĂȘncia dos pais | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | INFLUĂNCIA DA ANSIEDADE PARENTAL NA ANSIEDADE INFANTIL | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F63377%2F2009/PT | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a CiĂȘncia e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 0cfa34d5-066f-4461-8490-5eb7bfe2b1b2 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 0cfa34d5-066f-4461-8490-5eb7bfe2b1b2 | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Psicologia | pt_PT |