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A ansiedade infantil : vulnerabilidades da criança e influĂȘncia dos pais

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Isabel Pereira
dc.contributor.advisorMaroco, JoĂŁo
dc.contributor.authorDias, Filomena ValadĂŁo
dc.date.accessioned2016-09-19T15:53:06Z
dc.date.available2016-09-19T15:53:06Z
dc.date.issued2016-06-22
dc.descriptionTese de Doutoramento em Psicologia na ĂĄrea de especialidade Psicologia ClĂ­nicapt_PT
dc.description.abstractObjetivo: Investigar a ansiedade infantil considerando a influĂȘncia das seguintes variĂĄveis: cogniçÔes das crianças e atribuiçÔes dos pais, relativas a estĂ­mulos ambĂ­guos; medos e ansiedade dos pais. Disponibilizar instrumentos de medida da ansiedade das crianças e dos medos dos adultos, oriundos de populaçÔes comunitĂĄrias. MĂ©todo: Procedeu-se Ă  anĂĄlise e avaliação das qualidades psicomĂ©tricas das escalas: SCARED-R (n = 1238, idade 10-13); FSS III (n = 1980, idade 18-80). Foi realizada a anĂĄlise confirmatĂłria das duas escalas. Estas foram sujeitas a adaptaçÔes para a população do estudo e foi proposto um fator de 2ÂȘ ordem para cada instrumento. Foram realizadas 274 entrevistas, com 719 participantes (274/crianças/274mĂŁes/171pais) e preenchidos trĂȘs instrumentos (SCARED-R; FSS III; STAI). Foram anotadas as respostas verbalizadas pelos participantes Ă s questĂ”es colocadas, relativas ao instrumento Nine Ambiguous Stories. Realizou-se uma anĂĄlise de conteĂșdo Ă s respostas e procedeu-se Ă  sua categorização. A fiabilidade da anĂĄlise de conteĂșdo foi avaliada pelo nĂ­vel de concordĂąncia entre os trĂȘs avaliadores. As anĂĄlises dos dados quantitativos foram realizadas com recurso a testes do Qui-Quadrado e t-Student; Correlação de Pearson; e, Modelos de EquaçÔes Estruturais. As anĂĄlises estatĂ­sticas foram desenvolvidas com o IBM SPSS Statistics; IBM AMOS e MPlus. Resultados: A anĂĄlise fatorial confirmatĂłria confirmou a validade e fiabilidade das medidas obtidas da SCARED-R e da FSS-III na amostra do estudo. A codificação das respostas verbais das crianças apresentou 6633 unidades de registo, sendo 2570 positivas, 4063 negativas e 32 neutras. A exploração dos conteĂșdos originou 76 subcategorias. As positivas (25) englobaram conteĂșdos de interesse, confiança e segurança da criança perante as situaçÔes e conteĂșdos de emoção expressa. As negativas (32) juntaram conteĂșdos de emoção expressa, conteĂșdos de dificuldade, inibição, incapacidade, de danos fĂ­sicos e materiais. Os pensamentos positivos das crianças e os medos das mĂŁes sĂŁo preditivos da menor ansiedade das crianças. Os pensamentos negativos das crianças, os medos dos pais (homens) e ansiedade das mĂŁes sĂŁo variĂĄveis preditivas de maior ansiedade nas crianças. Os pensamentos positivos das crianças e as atribuiçÔes positivas das mĂŁes apresentaram uma relação positiva significativa. ConclusĂ”es: Esta investigação validou dois instrumentos de medida (da ansiedade e dos medos) a aplicar na promoção da saĂșde. Foi sugerida a reinterpretação e reavaliação dos conceitos de medos e ansiedade em populaçÔes normativas. O recurso Ă  investigação destas populaçÔes e Ă  perspetiva da criança permitiu concluir: os pensamentos positivos e negativos sĂŁo caracterĂ­sticas cognitivas do desenvolvimento normal das crianças com 10-11 anos; e, a expressĂŁo da emoção nos pensamentos deve ser considerada na investigação e intervenção. As caracterĂ­sticas e perceçÔes da criança sobre o seu funcionamento sugeriram crenças protetoras e crenças preditivas de nĂ­veis perturbados da ansiedade. A ansiedade e os medos dos pais devem ser analisados separadamente pois apresentam influĂȘncias distintas na explicação da ansiedade das crianças. A correlação positiva das atribuiçÔes maternas e os pensamentos positivos das crianças, aliado Ă  contribuição dos medos das mĂŁes para a redução da ansiedade da criança, sugeriu a existĂȘncia de um mecanismo protetor materno ao desenvolvimento de nĂ­veis patolĂłgicos da ansiedade infantil.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : Aim: To research into child anxiety considering the influence of the following factors: children’s cognitions and parents’ attributions related to ambiguous stimuli; parents’ fears and anxiety. To provide measuring instruments of children’s anxiety and adults’ fears, using community samples. Method: The psychometric properties of two scales were analysed: SCARED-R (n = 1238, 10-13 years old); FSS III (n = 1980, 18-80 years old). CFA was performed on both scales. Then they were adapted to the population under study and a second order factor was proposed to each instrument. There were 274 interviews with 719 participants (274 children, 274 mothers, 171 fathers). SCARED-R, FSS III and STAI were completed. Participants also answered to questions related to the Nine Ambiguous Stories they had previously heard. A content analysis of their answers was done, followed by a categorization. Reliability of content analysis was based on the agreement between the three coders. Other statistical analyses involved Chi-Square and Student’s-t tests, Pearson correlation and Structural Equation Modeling. They were performed using IBM SPSS Statistics, IBM AMOS and MPlus. Results: CFA confirmed the validity and reliability of data from SCARED-R and FSS III in the sample under study. Scoring of children’s verbal answers resulted in 6633 recording units, from which 2750 were positive, 4063 were negative and 32 were neutral. Seventy six categories of content were found. Positive categories (25) included contents related to child’s interest, confidence and certainty when facing situations, and also contents of expressed emotion. Negative categories (32) included contents of expressed emotion, difficulty, inhibition, inability, physical and material damage. Children’s positive thoughts and mothers’ fears predict lower levels of anxiety in children. Children’s negative thoughts, fathers’ fears and mothers’ anxiety predict higher levels of children’s anxiety. Children’s positive thoughts and mothers’ positive attributions are significantly and positively related. Conclusions: This study validates two instruments (measuring anxiety and fears) to be used in health promotion. It suggests a reinterpretation and a re-assessment of the concepts of fear and anxiety in normative populations. Using this kind of populations and focusing the child’s perspective it is concluded that positive and negative thoughts are cognitive characteristics of children’s (aged between 10 and 11 years) normal development; the expression of emotion found on thoughts should be considered in intervention processes and research. Child’s characteristics and perceptions about his/her own functioning suggest the existence of protecting beliefs but also beliefs that predict dysfunctional levels of anxiety. Parents’ anxiety and fears should be separately analysed as they present distinct influences over children’s anxiety. The positive correlation between mother’s attributions and children’s positive thoughts, along with the contribution of mothers’ fears to reduce children’s anxiety, suggests the existence of a protective maternal mechanism against the development of pathological anxiety levels in children.pt_PT
dc.identifier.tid101375654pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4896
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationINFLUÊNCIA DA ANSIEDADE PARENTAL NA ANSIEDADE INFANTIL
dc.subjectPensamentos das criançaspt_PT
dc.subjectCogniçÔespt_PT
dc.subjectVulnerabilidadespt_PT
dc.subjectInfluĂȘncias parentaispt_PT
dc.subjectAnsiedadept_PT
dc.subjectMedospt_PT
dc.subjectChildren’s thoughtspt_PT
dc.subjectCognitionspt_PT
dc.subjectVulnerabilitiespt_PT
dc.subjectParental influencespt_PT
dc.subjectAnxietypt_PT
dc.subjectFearspt_PT
dc.titleA ansiedade infantil : vulnerabilidades da criança e influĂȘncia dos paispt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleINFLUÊNCIA DA ANSIEDADE PARENTAL NA ANSIEDADE INFANTIL
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F63377%2F2009/PT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a CiĂȘncia e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication0cfa34d5-066f-4461-8490-5eb7bfe2b1b2
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery0cfa34d5-066f-4461-8490-5eb7bfe2b1b2
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapt_PT

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