Publication
Auto-conceito e aceitação pelos pares no final do período pré-escolar
dc.contributor.author | Emídio, Rita Mendes | |
dc.contributor.author | Santos, António José | |
dc.contributor.author | Maia, Joana Branco | |
dc.contributor.author | Monteiro, Lígia Maria Santos | |
dc.contributor.author | Verissimo, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2009-12-21T19:39:26Z | |
dc.date.available | 2009-12-21T19:39:26Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | A importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entre a auto-percepção de competências e aceitação no grupo de pares, numa amostra de 40 crianças de idade pré-escolar. Para avaliar a percepção das competências foram utilizadas as Escalas Pictóricas de Percepção da Competência e Aceitação Social (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro, & Peixoto, 2008), para analisar o grau de aceitação no grupo de pares realizaram-se entrevistas sociométricas. Os resultados indicam que as crianças com valores mais elevados na auto-percepção da aceitação entre os pares são, de facto, as que apresentam valores mais elevados de aceitação sociométrica no seu grupo de pares. Verificou-se igualmente que a auto-percepção da aceitação materna está relacionada com a percepção da competência cognitiva, com a percepção da aceitação pelos pares e, ainda, com a aceitação sociométrica pelos pares. Assim, o contexto relacional importa, enquanto guia do comportamento social da criança, e na emergência do conceito e sentido do self. A família, pares, representações e percepções de si próprio influenciam a relação entre pares em diferentes aspectos, em particular na sua aceitação. | pt |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 26(3), 491-499. | pt |
dc.identifier.issn | 0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/72 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt |
dc.subject | Auto-conceito | pt |
dc.subject | Aceitação social | pt |
dc.subject | Crianças de idade pré-escolar | pt |
dc.title | Auto-conceito e aceitação pelos pares no final do período pré-escolar | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.endPage | 499 | pt |
oaire.citation.startPage | 491 | pt |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Santos Monteiro | |
person.familyName | Verissimo | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Lígia Maria | |
person.givenName | Manuela | |
person.identifier | 351952 | |
person.identifier.ciencia-id | 9313-95AC-B1F0 | |
person.identifier.ciencia-id | 451B-963B-CA35 | |
person.identifier.ciencia-id | 0016-2AAD-AC24 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2451-9352 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2933-8836 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4356-5696 | |
person.identifier.rid | H-7922-2013 | |
person.identifier.rid | H-7775-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7402213697 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14323784700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 1231e5de-a710-42a7-ac7d-41600d6dcedb | |
relation.isAuthorOfPublication | 5b7af1d8-c284-4745-95e0-d6dd952d1449 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2d4a56b3-cde9-41e5-b682-89d107a524fd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1231e5de-a710-42a7-ac7d-41600d6dcedb |