Repository logo
 
Publication

Auto-conceito e aceitação pelos pares no final do período pré-escolar

dc.contributor.authorEmídio, Rita Mendes
dc.contributor.authorSantos, António José
dc.contributor.authorMaia, Joana Branco
dc.contributor.authorMonteiro, Lígia Maria Santos
dc.contributor.authorVerissimo, Manuela
dc.date.accessioned2009-12-21T19:39:26Z
dc.date.available2009-12-21T19:39:26Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractA importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entre a auto-percepção de competências e aceitação no grupo de pares, numa amostra de 40 crianças de idade pré-escolar. Para avaliar a percepção das competências foram utilizadas as Escalas Pictóricas de Percepção da Competência e Aceitação Social (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro, & Peixoto, 2008), para analisar o grau de aceitação no grupo de pares realizaram-se entrevistas sociométricas. Os resultados indicam que as crianças com valores mais elevados na auto-percepção da aceitação entre os pares são, de facto, as que apresentam valores mais elevados de aceitação sociométrica no seu grupo de pares. Verificou-se igualmente que a auto-percepção da aceitação materna está relacionada com a percepção da competência cognitiva, com a percepção da aceitação pelos pares e, ainda, com a aceitação sociométrica pelos pares. Assim, o contexto relacional importa, enquanto guia do comportamento social da criança, e na emergência do conceito e sentido do self. A família, pares, representações e percepções de si próprio influenciam a relação entre pares em diferentes aspectos, em particular na sua aceitação.pt
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 26(3), 491-499.pt
dc.identifier.issn0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/72
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt
dc.subjectAuto-conceitopt
dc.subjectAceitação socialpt
dc.subjectCrianças de idade pré-escolarpt
dc.titleAuto-conceito e aceitação pelos pares no final do período pré-escolarpt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.endPage499pt
oaire.citation.startPage491pt
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt
person.familyNameSantos
person.familyNameSantos Monteiro
person.familyNameVerissimo
person.givenNameAntónio
person.givenNameLígia Maria
person.givenNameManuela
person.identifier351952
person.identifier.ciencia-id9313-95AC-B1F0
person.identifier.ciencia-id451B-963B-CA35
person.identifier.ciencia-id0016-2AAD-AC24
person.identifier.orcid0000-0003-2451-9352
person.identifier.orcid0000-0002-2933-8836
person.identifier.orcid0000-0003-4356-5696
person.identifier.ridH-7922-2013
person.identifier.ridH-7775-2013
person.identifier.scopus-author-id7402213697
person.identifier.scopus-author-id14323784700
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublication1231e5de-a710-42a7-ac7d-41600d6dcedb
relation.isAuthorOfPublication5b7af1d8-c284-4745-95e0-d6dd952d1449
relation.isAuthorOfPublication2d4a56b3-cde9-41e5-b682-89d107a524fd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1231e5de-a710-42a7-ac7d-41600d6dcedb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ap_2008_ 26_491.pdf
Size:
78.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: