Repository logo
 
Publication

Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regular

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorÁlvares, Andreia Sofia Castilho
dc.date.accessioned2016-04-02T11:37:58Z
dc.date.available2016-04-02T11:37:58Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractA elaboração do presente estudo teve como principal finalidade analisar e caracterizar a participação dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades coletivas do ensino regular. Para tal, o estudo foi realizado numa escola de ensino regular, onde foi estudada a situação de duas crianças com NEE, diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo, uma delas apenas com adequações ao currículo e outra com um CEI (currículo específico individual), ambas pertencem a uma turma do ensino regular, frequentando a Unidade de Ensino Estruturado para Autistas da escola. Para a recolha de dados para o nosso estudo recorremos à análise documental das duas crianças com NEE, observações das atividades coletivas nos vários contextos escolares, questionários aos encarregados de educação das crianças com NEE participantes do nosso estudo, aos encarregados de educação dos alunos considerados sem problemas e aos colegas de turma dos nossos estudos de caso. Procedeu-se ainda à realização de entrevistas às duas docentes titulares de turma, às duas docentes de Educação Especial e a duas assistentes operacionais que trabalham diretamente com os nossos estudos de caso. Da análise realizada à informação recolhida pudemos concluir que não se verifica uma participação plena por parte dos alunos com NEE apesar de disporem de vários recursos que são facilitadores nesse sentido, nomeadamente, a Unidade de Ensino Estruturado para Autistas e o acompanhamento pelas docentes de Educação Especial e assistentes operacionais em sala de aula. Efetivamente o grau de inclusão está um pouco aquém do que é expectável, nomeadamente ao nível da participação nas atividades coletivas, o que deve ser tomado em consideração como aspetos a melhorar com fim a dar sentido ao conceito de escola inclusiva, uma escola onde todos têm o direito de permanecer e acima de tudo participar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study has a final goal of analyze and characterize the participation of students with special educational needs (SEN) in group activities within the regular teaching. For doing so, the study was based on data of two children with SEN, more precisely, children with spectrum autism disorder. Those children make part of a specific structured teaching unit for autist children in the school in which one of them has curriculum adequacy and the second one has an individual specific curriculum (ISC). Additionally, it includes the observation of the behavior of children in group activities within different educational environments and surveys to children’s parents with and without SEN. Besides, it also provides a couple interviews to professors of the student’s classroom, professors in charge of the special education unit and operational assistants who work directly with this type of case studies. The results of the study show that although the school provides several resources to the children with SEN such as the specific structured teaching unit for autist children and the support of the professors of special education unit as well as the support of the operational assistants at the classroom, children with SEN do not have a full participation in the general educational activities. Indeed, the inclusion level of those children is somehow low and below expectations concerning their participation in group activities. By this reason, this issue should be taken in consideration by the educational unit, in order to improve the inclusion concept. In other words, making possible every child to enter in the school and participate and be part of in all activities and other events.pt_PT
dc.identifier.tid201034310pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4514
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectInclusion and participationpt_PT
dc.titleParticipação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regularpt_PT
dc.title.alternativeEstudo de caso numa escola de 1º ciclo do Ensino Regularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
19753.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: