Publication
Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
dc.contributor.author | Monteiro, Vera | |
dc.date.accessioned | 2012-10-26T19:41:26Z | |
dc.date.available | 2012-10-26T19:41:26Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Um autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaramse duas escalas devido à discrepância de idade das crianças. Os resultados obtidos demonstram que este Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, quer para os tutores como para os tutorandos, e na auto-estima dos tutores. As crianças do Grupo Experimental apresentaram valores estatisticamente superiores aos dos alunos do Grupo de Controle. ------ ABSTRACT ------ A positive self-concept is essential for children’s academic success. One way of promoting self-concept is by the implementation of tutorial programs. Thus, this research aimed to evaluate the effects of a Peer Reading Program on self-concept of 2nd and 4th grade students and on self-esteem of older students. In order to assess self-perceptions two scales were used due to the discrepancy in children’s age. The results show that the Peer Reading Program had a positive effect on all dimensions of self-concept, for tutors and tutees, and on tutors’ self-esteem. Children’s outcomes obtained in the experimental group were statistically higher than those of students in the control group. | por |
dc.identifier.citation | Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (1), 147-155 | por |
dc.identifier.issn | 0102-7972 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1794 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Autoconceito | por |
dc.subject | Auto-estima | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Tutorado | por |
dc.subject | Self-concept | por |
dc.subject | Self-esteem | por |
dc.subject | Reading | por |
dc.subject | Tutoring | por |
dc.title | Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto Alegre | por |
oaire.citation.endPage | 155 | por |
oaire.citation.startPage | 147 | por |
oaire.citation.title | Psicologia: Reflexão e Crítica | por |
oaire.citation.volume | 25 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |