Repository logo
 
Publication

Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par

dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.date.accessioned2012-10-26T19:41:26Z
dc.date.available2012-10-26T19:41:26Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractUm autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaramse duas escalas devido à discrepância de idade das crianças. Os resultados obtidos demonstram que este Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, quer para os tutores como para os tutorandos, e na auto-estima dos tutores. As crianças do Grupo Experimental apresentaram valores estatisticamente superiores aos dos alunos do Grupo de Controle. ------ ABSTRACT ------ A positive self-concept is essential for children’s academic success. One way of promoting self-concept is by the implementation of tutorial programs. Thus, this research aimed to evaluate the effects of a Peer Reading Program on self-concept of 2nd and 4th grade students and on self-esteem of older students. In order to assess self-perceptions two scales were used due to the discrepancy in children’s age. The results show that the Peer Reading Program had a positive effect on all dimensions of self-concept, for tutors and tutees, and on tutors’ self-esteem. Children’s outcomes obtained in the experimental group were statistically higher than those of students in the control group.por
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica, 25 (1), 147-155por
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1794
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectAuto-estimapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTutoradopor
dc.subjectSelf-conceptpor
dc.subjectSelf-esteempor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectTutoringpor
dc.titlePromoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a parpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegrepor
oaire.citation.endPage155por
oaire.citation.startPage147por
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapor
oaire.citation.volume25por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PRC 2012 25(1) 147-155.pdf
Size:
340.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: