| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 44.57 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como objectivo construir um
modelo teórico acerca do comportamento de mães de
crianças que fizeram asfixia perinatal. Os participantes
são quatro mães cujos filhos têm idades compreendidas
entre os quatro meses e os três anos de idade. Três
das participantes eram primíparas e uma tinha já um
filho. As mães foram contactadas na Maternidade Dr.
Alfredo da Costa, tendo os dados sido recolhidos
através de entrevistas semi-estruturadas. A análise
dos dados foi feita através do método Grounded Theory
e permitiu constatar que toda a situação de crise é
vivenciada por etapas, as mães têm necessidade de
separar a situação em fases, como o nascimento, a alta
da mãe, o internamento do bebé, a alta da criança e a
fase pós-alta da criança. Algumas categorias reveladoras
da situação vivida pelas mães destas crianças no
período pós-alta são a preocupação em relação ao desenvolvimento,
vigilância permanente do desenvolvimento
da criança e como consequência uma dependência
entre a mãe e a criança. ------- ABSTRACT ------ The purpose of the present study is to build a theoretical
model about parental behavior of mothers of
children who have suffered from perinatal hypoxia.
The participants are 4 mothers of children aged 4
months to 3 years old. Three of the participants were
primiparous mothers. Mothers were contacted at Maternity
ward. Data was collected by means of semistructured
interviews and analyzed according to the
Grounded Theory. We found that all crisis is lived
trough stages, mothers need to separate the birth, mothers
discharge from the maternity ward, the child’s’
internment, and baby’s discharge, and at home with
the baby. Some categories from the after the child’s
discharge include mothers’ concern about child development,
vigilance of child development and as consequence
mother and child dependence.
Description
Keywords
Mãe Criança Asfixia perinatal Grounded Theory Mother Child Perinatal hypoxia Grounded Theory
Pedagogical Context
Citation
Análise Psicológica, 20 (3), 439-448
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
