Publication
Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista nos programas de intervenção de escritas inventadas
dc.contributor.author | Almeida, Tiago | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2017-06-21T12:04:27Z | |
dc.date.available | 2017-06-21T12:04:27Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O objectivo deste estudo é comparar programas de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva. Participaram nesta investigação 78 crianças de idade pré-escolar, cujas escritas não representavam ainda os sons, tendo sido distribuídas por 5 grupos, 4 experimentais e um de controlo, equivalentes quanto à idade, inteligência, nº de letras conhecidas e consciência fonológica. Entre o pré e o pós teste, as crianças dos grupos experimentais participaram num programa de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva, manipulando-se ainda variáveis relacionadas com as características das palavras de treino e o tipo de instruções. Só se verificou uma evolução significativa da qualidade das escritas inventadas nas crianças que participaram nos programas de intervenção de natureza construtivista. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (191-210). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-33-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5562 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Programas de Intervenção em escritas Inventadas | pt_PT |
dc.subject | Construtivismo | pt_PT |
dc.subject | Instrução transmissiva | pt_PT |
dc.title | Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista nos programas de intervenção de escritas inventadas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 210 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 191-210 | pt_PT |
oaire.citation.title | Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |