Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
201.9 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste estudo é comparar programas de intervenção de
escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva. Participaram nesta
investigação 78 crianças de idade pré-escolar, cujas escritas não representavam
ainda os sons, tendo sido distribuídas por 5 grupos, 4 experimentais e um de
controlo, equivalentes quanto à idade, inteligência, nº de letras conhecidas e
consciência fonológica. Entre o pré e o pós teste, as crianças dos grupos
experimentais participaram num programa de intervenção de escritas
inventadas de natureza construtivista ou transmissiva, manipulando-se ainda
variáveis relacionadas com as características das palavras de treino e o tipo de
instruções. Só se verificou uma evolução significativa da qualidade das escritas
inventadas nas crianças que participaram nos programas de intervenção de
natureza construtivista.
Description
Keywords
Programas de Intervenção em escritas Inventadas Construtivismo Instrução transmissiva
Citation
In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (191-210). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário