Publication
A organização do autoconceito: Análise da estrutura hierárquica em adolescentes
dc.contributor.author | Peixoto, Francisco José Brito | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro da Silva | |
dc.date.accessioned | 2011-12-22T12:46:07Z | |
dc.date.available | 2011-12-22T12:46:07Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objectivo principal a análise da estrutura hierárquica do autoconceito em adolescentes e, adicionalmente, a comparação dessa estrutura em alunos com e sem repetência no seu passado escolar. Participaram no estudo 943 alunos portugueses do 7º, 9º e 11º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de autoconceito e de auto-estima. Os resultados obtidos sustentam a ideia de uma organização hierárquica do autoconceito e um modelo que subdivide o autoconceito em quatro factores de ordem superior. Os resultados sugerem, ainda, uma associação entre a dimensão comportamento e diferentes dimensões de ordem superior, nomeadamente as duas dimensões do autoconceito académico e o autoconceito social. Os resultados divergem quando tomamos alunos com maior e menor sucesso escolar, justificando maior atenção na investigação e na intervenção a este aspecto. ---------- ABSTRACT ---------- The main goal of this research is to analyze the hierarchical structure of self-concept in adolescents and, additionally, to compare this structure in students who have failed in their academic career and in those who have not. Nine hundred and forty-three Portuguese students from the 7th, 9th and 11th grades participated in the research. They completed self-concept and self-esteem scales. Results support the assertion that self-concept is hierarchically structured, and also support a model that subdivides self-concept into four higher order factors. Results also suggest an association between the behavioral dimension and various different higher order dimensions, namely, the two academic self-concept dimensions and the social self-concept one. However, they show divergences when the structure of self-concept between achievers and underachievers is compared. This aspect needs to be examined with greater attention on future researches and interventions. | por |
dc.identifier.citation | Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(3), 533-541. | por |
dc.identifier.issn | 0102-7972 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1143 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Autoconceito | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Estrutura hierárquica | por |
dc.subject | Self-concept | por |
dc.subject | Adolescents | por |
dc.subject | Hierarchical structure | por |
dc.title | A organização do autoconceito: Análise da estrutura hierárquica em adolescentes | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto Alegre | por |
oaire.citation.endPage | 541 | por |
oaire.citation.startPage | 533 | por |
oaire.citation.title | Psicologia: Reflexão e Crítica | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |