Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo aborda um conjunto de aspectos da
aquisição da prosódia. A escassez de trabalhos sobre
aquisição do Português, corresponde a (quase) inexistência
de trabalhos sobre aquisição da prosódia nesta
língua. Assim, este estudo contribui para o avanço
do conhecimento tanto na área da aquisição, como
na área da prosódia.
Observamos um corpus constituído por 304
unidades, correspondendo a produções sonoras de
uma criança e respectiva mãe, recolhidas entre os 8
dias e os 24 meses da criança. Estas unidades foram sujeitas a uma análise perceptiva e acústica, com o
objectivo de verificar as seguintes hipóteses: (1) 6
possível estabelecer uma tipologia das produções vocais
da criança, definida a partir de parâmetros acústicos
(frequência fundamental e tempo); (2) É possível
estabelecer dois tipos de categorização perceptiva das
produções da criança e da mãe: uma de natureza de$,-
critiva (apreensão dos contornos entoacionais); outra
de natureza formaVfuncional (apreensão dos «tipos o
e das «funções» frásicas).
A análise efectuada conduziu-nos a confirmaçbo
das hipóteses colocadas e permitiu-nos salientar aspectos
como: (I) o momento da emergência das produções
linguísticas; (11) a importância da prosódia
para se conferir estatuto linguístico as produçõw
sonoras; (111) a unidade/simplicidade prosódica caracterizadora
do discurso da criança versusa
complexidade/diversidade caracterizadora do discurso
materno. ------ ABSTRACT ------ This article focuses on a few aspects of the
acquisition of prosody, a subject that is almost unstudied
as far as the portuguese language is concerned.
The authors have observed a corpus of 304 sound
sequences produced by a child and his mother during
the child’s first two years of life. These units have
been analised perceptually and acoustically so that
the following hypotheses could be tested (1) It is
possible to establish categories of the child’s vocal
productions defined by means of acoustic parameters
(such as the fundamental frequency and fempo); (2)
It is possible to categorize perceptually the sequences
of discourse produced by the child and the mother
into different sets of categories: a descriptive one
related to the sound impression of the intonational
contour and a formaVfunctiona1 one related to
sentence type and function.
The hypotheses put forward have been confirmed
and several aspects of the acquisition of prosody have
been highiighted, i.e. (I) the appearance of the child’s
first linguistic productions, (11) the important role
of prosody in the recognition of the iinguistic nature
of the child’s productions, (111) the prosodic unity/
/simpiicity of the child’s discourse vem the prosodic
diversity/complexity of the mother’s discourse.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 10 (4), 457-478
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada