Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
489.59 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As práticas da psicologia escolar parecem cada vez mais marcadas pelas necessidades
de referenciação/diagnóstico de crianças com problemas específicos. Diversos estudos
demonstram que uma parte significativa do tempo de trabalho dos psicólogos escolares tende a ser
dedicada a tarefas de avaliação individual, o que coloca vários constrangimentos e limitações à sua
ação. Destaca-se, por um lado, a redução do tempo dedicado à intervenção e, por outro lado, a
qualidade da mesma. A insatisfação com os resultados da psicologia escolar não é recente e impõe
a adoção de modelos alternativos de avaliação e de intervenção, mais focados nos alunos e nas
organizações escolares. No que diz respeito aos problemas de indisciplina e de comportamento, os
modelos de Response to Intervention e School-Wide Positive Behavior Support têm vindo a ser
identificados como formas de intervenção mais eficazes, menos dispendiosas e com caráter
precoce e sistemático. Esta comunicação pretende apresentar um projeto integrado e sustentado de
intervenção na indisciplina, implementado num agrupamento de escolas da zona norte, e inspirado
nos modelos referidos. Apresenta-se a intervenção desenvolvida, organizada em três níveis
(universal, indicada e intensiva) e orientada sobretudo para a promoção de comportamentos
positivos, os resultados obtidos e as vantagens, limitações e dificuldades associadas. Finalmente,
reflete-se acerca das implicações para a prática do psicólogo escolar, destacando-se a necessidade
de adoção de modalidades de avaliação e de intervenção sensíveis, relevantes e eficazes
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.104-109). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior