Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
420.69 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nowadays the organizational scenario is changing in several aspects that affect organization
commitment. Team learning construct has emerged as a tool to deal with these changes and the
dynamic nature of this situation. Although team learning has acquired importance in recent years,
instruments to measure team learning should be developed. The aim of this paper is to develop and
validate a team learning scale, the Team Learning Questionnaire, attending to four dimensions of team
learning: Continued Improvement Seeking, Dialogue Promotion and Open Communication, Collaborative
Learning, and Strategic and Proactive Leadership that Promote Learning. Results provide
evidence of the reliability and validity of the scale.
Actualmente, o cenário organizacional está a mudar em vários aspectos que afectam o comprometimento organizacional. O conceito de aprendizagem em equipa tem emergido como um instrumento para lidar com estas mudanças e com a natureza dinâmica desta situação. Embora a aprendizagem em equipa tenha adquirido relevância nos últimos anos, os instrumentos para avaliar a aprendizagem em equipa deveriam ser desenvolvidos. O objectivo deste artigo é o de desenvolver e validar uma escala de aprendizagem em equipa, o Questionário da Aprendizagem em Equipa, considerando as quatro dimensões da aprendizagem em equipa: Procura da Melhoria Contínua, Promoção do Diálogo e Comunicação Aberta, Aprendizagem Colaborativa, e Liderança Estratégica e Proactiva, que promovem a Aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam a fiabilidade e a validade da escala.
Actualmente, o cenário organizacional está a mudar em vários aspectos que afectam o comprometimento organizacional. O conceito de aprendizagem em equipa tem emergido como um instrumento para lidar com estas mudanças e com a natureza dinâmica desta situação. Embora a aprendizagem em equipa tenha adquirido relevância nos últimos anos, os instrumentos para avaliar a aprendizagem em equipa deveriam ser desenvolvidos. O objectivo deste artigo é o de desenvolver e validar uma escala de aprendizagem em equipa, o Questionário da Aprendizagem em Equipa, considerando as quatro dimensões da aprendizagem em equipa: Procura da Melhoria Contínua, Promoção do Diálogo e Comunicação Aberta, Aprendizagem Colaborativa, e Liderança Estratégica e Proactiva, que promovem a Aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam a fiabilidade e a validade da escala.
Description
Keywords
Team learning Team learning questionnaire Team learning dimensions Aprendizagem em equipa Questionário de aprendizagem em equipa Dimensões da aprendizagem em equipa
Pedagogical Context
Citation
Comportamento Organizacional e Gestão, 14, 145-160
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada