Repository logo
 
Publication

Diálogos sobre “educar hoje” sob mediação do conceito vigotskiano Perejivânie

dc.contributor.authorCarvalho, Maria Vilani Cosme de
dc.contributor.authorAraujo, Francisco António Machado
dc.date.accessioned2019-05-13T15:41:12Z
dc.date.available2019-05-13T15:41:12Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractEsse texto mediou as discussões sobre o segundo momento do Simpósio “A dimensão subjetiva da realidade escolar: diálogos sobre educar hoje a partir do materialismo histórico dialético e da psicologia de Vigotski” e tem seu norte teóricometodológico nas reflexões sobre o conceito vigotskiano Perejivânie, bem como nas ideias sobre pesquisa formação para argumentar em favor da ideia de que todo ser humano constitui sua singularidade como ser mediado pela história e pela cultura. Para tanto, cada pessoa está submetida a um processo contínuo de (trans)formação que é produto das situações sociais geradoras de seu desenvolvimento histórico e cultural. No que tange ao processo de (trans)formação do professor, este para gerar desenvolvimento profissional, faz-se necessário vivenciar situações formativas com possibilidades de desenvolvimento da reflexão crítica sobre as bases ideológicas que historicamente têm orientado a prática educativa, mas também a dimensão subjetiva da realidade escolar. Nestes termos, desenvolver pesquisa com potencial formativo tem se apresentado como necessidade dos professores envolvidos em compreender e colaborar no processo de transformação da educação, da escola, dos educadores, dos educandos e, portanto, da sociedade em direção do desenvolvimento da humanidade em cada homem singular.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (115-128). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7035
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPerejivâniept_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectPesquisa educacionalpt_PT
dc.titleDiálogos sobre “educar hoje” sob mediação do conceito vigotskiano Perejivâniept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage128pt_PT
oaire.citation.startPage115pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
person.familyNameCosme de Carvalho
person.givenNameMaria Vilani
person.identifier.orcid0000-0002-1675-1808
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4da1ea8e-06c6-4eb7-8eb8-ee0b7191028f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4da1ea8e-06c6-4eb7-8eb8-ee0b7191028f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 115-128.pdf
Size:
129.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: