Publication
Diálogos sobre “educar hoje” sob mediação do conceito vigotskiano Perejivânie
dc.contributor.author | Carvalho, Maria Vilani Cosme de | |
dc.contributor.author | Araujo, Francisco António Machado | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T15:41:12Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T15:41:12Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Esse texto mediou as discussões sobre o segundo momento do Simpósio “A dimensão subjetiva da realidade escolar: diálogos sobre educar hoje a partir do materialismo histórico dialético e da psicologia de Vigotski” e tem seu norte teóricometodológico nas reflexões sobre o conceito vigotskiano Perejivânie, bem como nas ideias sobre pesquisa formação para argumentar em favor da ideia de que todo ser humano constitui sua singularidade como ser mediado pela história e pela cultura. Para tanto, cada pessoa está submetida a um processo contínuo de (trans)formação que é produto das situações sociais geradoras de seu desenvolvimento histórico e cultural. No que tange ao processo de (trans)formação do professor, este para gerar desenvolvimento profissional, faz-se necessário vivenciar situações formativas com possibilidades de desenvolvimento da reflexão crítica sobre as bases ideológicas que historicamente têm orientado a prática educativa, mas também a dimensão subjetiva da realidade escolar. Nestes termos, desenvolver pesquisa com potencial formativo tem se apresentado como necessidade dos professores envolvidos em compreender e colaborar no processo de transformação da educação, da escola, dos educadores, dos educandos e, portanto, da sociedade em direção do desenvolvimento da humanidade em cada homem singular. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (115-128). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7035 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Perejivânie | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_PT |
dc.title | Diálogos sobre “educar hoje” sob mediação do conceito vigotskiano Perejivânie | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 128 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 115 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
person.familyName | Cosme de Carvalho | |
person.givenName | Maria Vilani | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1675-1808 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4da1ea8e-06c6-4eb7-8eb8-ee0b7191028f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4da1ea8e-06c6-4eb7-8eb8-ee0b7191028f |