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Advisor(s)
Abstract(s)
Esse texto mediou as discussões sobre o segundo momento do Simpósio
“A dimensão subjetiva da realidade escolar: diálogos sobre educar hoje a partir do
materialismo histórico dialético e da psicologia de Vigotski” e tem seu norte teóricometodológico
nas reflexões sobre o conceito vigotskiano Perejivânie, bem como nas
ideias sobre pesquisa formação para argumentar em favor da ideia de que todo ser
humano constitui sua singularidade como ser mediado pela história e pela cultura.
Para tanto, cada pessoa está submetida a um processo contínuo de (trans)formação
que é produto das situações sociais geradoras de seu desenvolvimento histórico e
cultural. No que tange ao processo de (trans)formação do professor, este para gerar
desenvolvimento profissional, faz-se necessário vivenciar situações formativas com
possibilidades de desenvolvimento da reflexão crítica sobre as bases ideológicas que
historicamente têm orientado a prática educativa, mas também a dimensão subjetiva
da realidade escolar. Nestes termos, desenvolver pesquisa com potencial formativo
tem se apresentado como necessidade dos professores envolvidos em compreender e
colaborar no processo de transformação da educação, da escola, dos educadores, dos
educandos e, portanto, da sociedade em direção do desenvolvimento da humanidade
em cada homem singular.
Description
Keywords
Perejivânie Desenvolvimento profissional Pesquisa educacional
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (115-128). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA