Repository logo
 
Publication

A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência

dc.contributor.authorMenezes, Helena Isabel Monteiro
dc.contributor.authorLemos, M. S.
dc.contributor.authorRodrigues, L. P.
dc.date.accessioned2016-12-21T19:43:55Z
dc.date.available2016-12-21T19:43:55Z
dc.date.issued2016-12
dc.description.abstractResumo: A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This research aims to promote understanding and reflection about school adjustment. In order to achieve this purpose, and based on the literature and on a set of theoretical assumptions, from ecological and developmental perspectives, it was outlined and empirically tested a multidimensional model of school adjustment in early adolescence. This model especially examines social dimensions, but also the academic achievement and the family socioeconomic status, by proposing an integrated view of school adjustment. The empirical study developed in 706 students from 5th and 6th grades and assessed the student’s self-perceptions and the perceptions of teachers and peers about student’s social competence. The empirical test of the School Adjustment Model shows a reasonable global fit, supporting the defined associations among the components of the social competence, and between these social components and academic achievement and family socioeconomic and cultural status. These results highlight the need to consider multiple facets in the assessment and promotion of school adjustment, recognising mainly connections between the social competence and academic achievement of the student. These results are also a target of reflection and discussion, with implications for research, theory and intervention.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMenezes, H. I. M., Lemos, M. S., & Rodrigues, L. P. (2016). A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência. Análise Psicológica, 34(4), 403-422. https://doi.org/10.14417/ap.1102pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1102pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5168
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAdaptação escolarpt_PT
dc.subjectPré-adolescênciapt_PT
dc.subjectCompetência socialpt_PT
dc.subjectAdaptação escolarpt_PT
dc.subjectPré-adolescênciapt_PT
dc.subjectRealização académicapt_PT
dc.subjectValidação de modelospt_PT
dc.subjectSchool adjustmentpt_PT
dc.subjectEarly adolescencept_PT
dc.subjectSocial competencept_PT
dc.subjectAcademic achievementpt_PT
dc.subjectModels validationpt_PT
dc.titleA multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescênciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage422pt_PT
oaire.citation.issue34pt_PT
oaire.citation.startPage403pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP,34(4),403-422.pdf
Size:
241.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: