Publication
Lésbicas e gays: Um mapeamento sistemático da literatura
dc.contributor.author | Garret, Ana | |
dc.contributor.author | Sousa, Mónica José Abreu | |
dc.date.accessioned | 2017-05-24T18:10:32Z | |
dc.date.available | 2017-05-24T18:10:32Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Este trabalho procura apresentar uma revisão sistemática da literatura e da investigação realizada com a população lésbica e gay nos últimos 10 anos. Através de uma pesquisa na base de dados Pubmed (Medline) referente a publicações entres os anos 2001 e 2011, foram encontrados 404 artigos. Consequentemente, de entre estes artigos, realizou-se uma análise de mapeamento sistemático dos estudos empíricos (n=314). À luz da literatura internacional consultada, foram discutidas as principais lacunas existentes, onde se encontram visíveis entraves teóricos e/ou metodológicos. A análise dessas lacunas permitiu constatar que questões como as deficiências físicas ou sensoriais (Duke, 2011), as disfunções sexuais (Kuyper & Vanwesenbeeck, 2011) e até a avaliação e integração da própria orientação sexual na história sexual dos envolvidos (Robert, 2010), têm sido negligenciadas. No âmbito da saúde verificou-se, ainda, que muitos autores continuam a apontar a escassez de competências específicas por parte dos profissionais de saúde no que toca à homossexualidade, o que reforça a necessidade da formação destes (Moleiro & Pinto, 2009), de modo a promover o bem-estar e a qualidade de vida desta população-alvo (WHO, 2011). No campo da educação, os resultados destacaram a desinformação e a discriminação ainda vigente, o que resulta na transmissão de informação incorrecta, preconceituosa e estereotipada, assim como um ambiente negativo para o quotidiano das pessoas lésbicas e gay´s (Chesir-Teran & Hughes, 2009). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1048-1062). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5512 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Lésbica | pt_PT |
dc.subject | Gay | pt_PT |
dc.subject | Mapeamento sistemático | pt_PT |
dc.title | Lésbicas e gays: Um mapeamento sistemático da literatura | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1062 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1048 | pt_PT |
oaire.citation.title | 12º Colóquio de Psicologia e Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |