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Authors
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Abstract(s)
O presente artigo incide sobre a aplicação das medidas previstas no Decreto-Lein.º
3/2008, de 7 de janeiro, às crianças e jovens que apresentam Perturbação da Leitura e da Escrita
(Dislexia) e outras perturbações do desenvolvimento infantil.
Apesar de atualmente já ser mais comummente aceite que estas perturbações merecem a inclusão
ao abrigo deste Decreto (porque é o único que garante os direitos das crianças e jovens durante o
seu percurso escolar), as dúvidas continuam a subsistir, muitas vezes devido ao desconhecimento
dos instrumentos utilizados e/ou das perturbações do desenvolvimento infantil, outras devido a
uma incorreta interpretação da legislação ou do modo correto de a aplicar.
Qualquer que seja o motivo, o futuro destas crianças e jovens fica “hipotecado”, muitas vezes sem
qualquer hipótese de recuperação.
Pretende-se, por isso, com este artigo elucidar acerca dos fundamentos que justificam a aplicação
das medidas do Decreto-Lei n.º 3/2008 às crianças com perturbações do desenvolvimento infantil,
e mais especificamente às crianças disléxicas, as quais são a população alvo com que trabalhamos
regularmente.
Description
Keywords
Inexistente
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (808-818). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada