Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da atenção e da concentração de alunos de 6- 7 anos em contexto de educação não formal - projeto ciência Júnior- ciência para crianças

dc.contributor.authorCosta, Flora Teixeira e
dc.contributor.authorRibeiro, Leonor
dc.contributor.authorPratas, Helena
dc.date.accessioned2017-07-21T09:49:05Z
dc.date.available2017-07-21T09:49:05Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractCaraterísticas como impaciência, agitação, dispersão, entre outras, são encontradas na maior parte das crianças em idade escolar. Estas especificidades, em bastantes casos, chegam a influenciar negativamente o desempenham destas crianças nas atividades escolares. Sendo o Projeto Ciência Júnior – Ciência para crianças (1-3) uma estratégia didática para o ensino das ciências experimentais que tem em conta a necessidade do desenvolvimento de competências como a atenção e a concentração para uma eficiente introdução ao método experimental; tendo como referencial o trabalho de Fonseca (4,5) sobre dificuldades de aprendizagem e partindo da visão sócio-histórica de Luria e Vygotsky (6-8) sobre atenção, o programa referido desenvolveu um trabalho com o objetivo de avaliar e estimular atenção-concentração e a capacidade de autoorganização. Participaram deste programa, 15 alunas com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos de idade, que tendo por base noções desenvolvidas por Piaget e Miranda sobre o jogo (9-10), foram estimuladas pela ordenação e nomeação de ações. Os dados sugerem que formas de autoorganização emergem espontaneamente entre as crianças enquanto jogam e que o perfil de adaptabilidade, e seleção da informação está relacionado com cada etapa do desenvolvimento. Concluímos que a utilização do jogo como método de ensino possibilita aos alunos um momento diferente de aprendizagem onde estes se apresentam motivados e com maior capacidade de seleção de informação. É, portanto, uma boa pista que abre horizontes para aprofundar esta metodologia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 71-82). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5700
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleDesenvolvimento da atenção e da concentração de alunos de 6- 7 anos em contexto de educação não formal - projeto ciência Júnior- ciência para criançaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage82pt_PT
oaire.citation.startPage71pt_PT
oaire.citation.titleEducação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_15_71-82.pdf
Size:
192.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: