Repository logo
 
Publication

O plano de marketing: Um estudo discursivo

dc.contributor.authorToledo, Luciano Augusto
dc.contributor.authorPrado, Karen Perrotta Lopes de Almeida
dc.contributor.authorPetraglia, José
dc.date.accessioned2016-10-24T18:06:05Z
dc.date.available2016-10-24T18:06:05Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractO artigo tem como propósito contribuir com a discussão sobre a relevância do plano de marketing no contexto das atividades de marketing. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante uma análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao assunto. O tema é tratado sob uma perspectiva de um sistema hierárquico de decisões, pondo-se em destaque o marketing como uma função da troca e o papel do marketing no direcionamento da gestão estratégica. É estudada, ainda, a importância do plano de marketing e principais equívocos. O trabalho conclui com a afirmação de que o plano de marketing não é uma solução para todos os problemas de uma empresa. Entretanto, ele auxilia na antecipação dos estados futuros desejados, direcionando o caminho a ser trilhado. É sobre tudo, um instrumento facilitador, integrador e “potencializador” das estratégias empresariais, em cenários competitivos caracterizados por crescente complexidade, volatilidade e incerteza.pt_PT
dc.description.abstractThe paper has as intention to contribute with the quarrel on the relevance of the marketing planning in the context of the activities of marketing. The paper was structuralized under the assay modality, and is composed in a revision of the theoretical referential, by means of a critical conceptual analysis of some pertinent aspects to the subject. The subject is dealt by under a perspective to a hierarchic system decisions, setting in prominence the marketing as a function of the exchange and the marketing function in the aiming of the strategically management. It is studied, still, the importance of the marketing plan and main mistakes. The paper concludes that the marketing plan is not a solution for all the problems of a company. However, it assists in the anticipation of the desired future states, directing the way to be trod. He is on everything, an instrument, and integrator of the enterprise strategies, in competitive scenes characterized by increasing complexity, volatileness and uncertainty.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 13, 285-300pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5006
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectPlano de marketingpt_PT
dc.subjectTrocapt_PT
dc.subjectMarketing planningpt_PT
dc.subjectExchangept_PT
dc.titleO plano de marketing: Um estudo discursivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage300pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage285pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COG, 13(2), 285-300.pdf
Size:
255.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: