Repository logo
 
Publication

A atuação dos diretores escolares: entre limites e necessidades

dc.contributor.authorCarvalho, Maria João de
dc.contributor.authorJoana, Luciana
dc.date.accessioned2019-04-24T15:27:08Z
dc.date.available2019-04-24T15:27:08Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractA necessidade de as organizações e as suas lideranças se adaptarem à exigente dinâmica atual foi o que mais contribuiu para engrossar o léxico pedagógico com os conceitos de líder e liderança, situação a que não é alheio o contexto educativo português. O Decreto-Lei nº 75/2008 formaliza-o de modo bastante reforçado quando reconhece importância às dimensões da gestão e da liderança para o desenvolvimento de uma escola mais autónoma e de qualidade. Enquadramento que justifica a criação do cargo de diretor, constituindo um órgão unipessoal, “para que em cada escola exista um rosto, um primeiro responsável” (Preâmbulo, p. 2342). Neste âmbito, foi nosso objetivo conhecer se as representações e as práticas de liderança deste órgão de gestão enforma as decretadas características do “reforço de liderança” no que respeita ao favorecimento de resultados escolares e do comportamento dos alunos. O nosso trabalho compreendeu uma opção metodológica de natureza qualitativa sobre 5 agrupamentos de escola situados na região do Alto Douro, sendo que a recolha de dados foi realizada entre o período que mediou entre 2016-2017. Fez-se uso da análise documental, que incidiu sobre os documentos estruturantes, e da entrevista semiestruturada realizada aos diretores. A interpretação dos dados foi feita através da análise de conteúdo associada à utilização do MAXQDA. Foi possível concluir que os objetivos inclusos no decreto supracitado, na maior parte dos casos, estão longe de serem atingidos, sendo que nas situações em que parece existir alguma melhoria ela não é consequência direta da unipessoalidade da gestão.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo 21-34). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.issn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6994
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectDiretor escolarpt_PT
dc.titleA atuação dos diretores escolares: entre limites e necessidadespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage34pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (xxx-xxx). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
person.familyNameJoana
person.givenNameLuciana
person.identifier.ciencia-id8E11-5973-08FC
person.identifier.orcid0000-0002-0869-3396
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication63c4dffd-c145-4f92-9f46-b852639fdf63
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery63c4dffd-c145-4f92-9f46-b852639fdf63

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 21-34.pdf
Size:
162.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: