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Advisor(s)
Abstract(s)
A necessidade de as organizações e as suas lideranças se adaptarem à
exigente dinâmica atual foi o que mais contribuiu para engrossar o léxico pedagógico
com os conceitos de líder e liderança, situação a que não é alheio o contexto
educativo português. O Decreto-Lei nº 75/2008 formaliza-o de modo bastante
reforçado quando reconhece importância às dimensões da gestão e da liderança
para o desenvolvimento de uma escola mais autónoma e de qualidade.
Enquadramento que justifica a criação do cargo de diretor, constituindo um
órgão unipessoal, “para que em cada escola exista um rosto, um primeiro responsável”
(Preâmbulo, p. 2342).
Neste âmbito, foi nosso objetivo conhecer se as representações e as práticas de
liderança deste órgão de gestão enforma as decretadas características do “reforço
de liderança” no que respeita ao favorecimento de resultados escolares e do
comportamento dos alunos.
O nosso trabalho compreendeu uma opção metodológica de natureza qualitativa
sobre 5 agrupamentos de escola situados na região do Alto Douro, sendo que
a recolha de dados foi realizada entre o período que mediou entre 2016-2017.
Fez-se uso da análise documental, que incidiu sobre os documentos estruturantes,
e da entrevista semiestruturada realizada aos diretores. A interpretação dos
dados foi feita através da análise de conteúdo associada à utilização do MAXQDA.
Foi possível concluir que os objetivos inclusos no decreto supracitado, na maior
parte dos casos, estão longe de serem atingidos, sendo que nas situações em que
parece existir alguma melhoria ela não é consequência direta da unipessoalidade
da gestão.
Description
Keywords
Liderança Gestão Diretor escolar
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo 21-34). Lisboa: Edições ISPA.