Repository logo
 
Publication

Ambigüidades identitárias na “Feira Hippie”/ Brasil

dc.contributor.authorPimentel, Duarte Nuno Gonçalves
dc.contributor.authorCarrieri, Alexandre de Pádua
dc.contributor.authorLeite-da-Silva, Alfredo Rodrigues
dc.date.accessioned2016-10-21T19:22:08Z
dc.date.available2016-10-21T19:22:08Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir as ambigüidades identitárias vivenciadas pelos atores sociais, representantes de organizações familiares que se agrupam na “Feira Hippie” de Belo Horizonte (Minas Gerais/Brasil). O embasamento teórico da discussão está ancorado na abordagem de identidade e nos processos de identificação social, enquanto que o material empírico provém de uma investigação em organizações familiares. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo, baseado na Análise do Discurso e na história de vida dos gestores familiares ao longo dos seus 36 anos de atuação na Feira. A análise evidenciou os processos de construção e desconstrução de determinadas identificações por parte dos gestores familiares em relação à Feira em determinados contextos ao longo de sua história. Além disso, foi possível perceber que tais processos de identificação mantiveram uma estreita relação com a dinâmica dos grupos sociais na ocupação de um dado espaço físico e simbólico – onde os dois elementos: os grupos e o espaço – desempenharam papel ativo na construção dessas identificações sociais e organizacionais, no início como feira de artesanato e depois como feira de variedades.pt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the identity ambiguities experienced by the social actors, which represent a set of small family businesses in “Feira Hippie” of Belo Horizonte (Minas Gerais/Brazil). The theoretical support comes from the studies of identity and the process of social identification. The empirical data comes from a longitudinal study about family business. The research method adopted was the qualitative method, based on Discourse Analysis and life history applied in the family managers about these lives and their 36 years of work in Belo Horizonte’s “Feira Hippie”. The analysis showed that the process of construction and reconstruction of specific identifications in the Fair has a close relation with its family business. These ones looked for fill spaces (physical and symbolic) as a way of demarking their territories. Besides, it has observed that the family business’ dynamic as well the physical and symbolic spaces’ occupation, have an active role in the process of construction and reconstruction of identifications and identities (social and organizational). In the beginning it was conceived of as a cultural event, and nowadays as a commercial fair.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 13, 213-236pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5003
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectidentificaçãopt_PT
dc.subjectEspaço físico e simbólicopt_PT
dc.subjectAnálise do discursopt_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectIdentificationpt_PT
dc.subjectSpaces physical and symbolicpt_PT
dc.subjectDiscourse analysispt_PT
dc.titleAmbigüidades identitárias na “Feira Hippie”/ Brasilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage236pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage213pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNamePimentel
person.givenNameDuarte
person.identifier.ciencia-id9418-9B02-5414
person.identifier.orcid0000-0002-8224-0571
person.identifier.ridR-8137-2017
person.identifier.scopus-author-id55577361500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0e36f639-ff4e-4fda-86ae-e3bd6c7ad38e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0e36f639-ff4e-4fda-86ae-e3bd6c7ad38e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COG, 13(2), 213-236.pdf
Size:
428.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: