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Exploring deliberate practice in weekly work routines and psychotherapists´ professional development - preliminary results

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPires, António Augusto Pazo
dc.contributor.authorCoelho, Rodrigo Ponces
dc.date.accessioned2021-04-21T14:51:59Z
dc.date.available2021-04-21T14:51:59Z
dc.date.issued2021-02-15
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractPráticas baseadas em evidência científica, como a utilização de sistemas de monotorização de progresso terapêutico e de feedback , têm registado nas últimas três décadas um aumento do interesse, e empenho, em iniciativas de implementação destas práticas. Recentemente, uma nova abordagem científica ao treino e formação de competência em psicoterapia, a prática delibera (PD), tem mostrado convincente evidência científica do seu potencial no treino e impacto no resultado psicoterapêutico. Naturalmente, estes resultados promissores são tendencialmente acompanhados por uma iniciativa de generalização e implementação do método num contexto diário, para praticantes não afiliados à investigação científica. No entanto, as limitações e dificuldades de adaptação e implementação de uma metodologia de PD num contexto natural não foram estudadas. Deste modo, através de uma revisão de literatura narrativa, é proposto analisar artigos referentes a projetos de implementação de sistema de monitorização, incluindo barreiras e facilitadores, contextualização cultural e perfil de utilizadores. É argumentado que sistemas de monitorização e a prática deliberada partilham premissas teóricas, dificuldades de implementação, e podem ser consideradas como complementares. Desta forma, ilações podem ser feitas a partir de uma revisão de literatura de projetos de implementação de sistemas de monitorização sobre possíveis limitações da implementação da PD. É discutido a forma como constrangimentos práticos, resistências emocionais, barreiras financeiras, características pessoais, profissionais e de setting, registados na revisão de literatura podem ser espelhados para PD.pt_PT
dc.description.abstractEvidence-based practices (EBP) such as standardized monitorization have registered implementation efforts in clinical practice for the last three decades. Recently, another evidence-based approach to psychotherapy enhancement, deliberate practice (DP), has shown promising evidence of its impact on psychotherapy outcome and training. Such findings are naturally followed by an intention of implementation in everyday mental health care conducted by non-researchers’. Thus, through a narrative literature review, it is argued that both standardized monitorization and DP share theoretical premises, implementation barriers, and be complementary. Implementation barriers are reviewed, including cultural contextualization, user profile, barriers, and facilitators in implementation projects. It is discussed how the practical barriers, time burden, the attitudinal and emotional resistances, the financial limitations, personal and professional characteristics registered in the current literature on standardized measures implementation can mirror DP projects.pt_PT
dc.identifier.tid202655830pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8077
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSistemas de feedbackpt_PT
dc.subjectMonitorização terapêuticapt_PT
dc.subjectROMpt_PT
dc.subjectImplementaçãopt_PT
dc.subjectPrática deliberadapt_PT
dc.subjectStandardized monitorizationpt_PT
dc.subjectRoutine outcome measurespt_PT
dc.subjectDeliberate practicept_PT
dc.subjectImplementationpt_PT
dc.subjectContextualizationpt_PT
dc.titleExploring deliberate practice in weekly work routines and psychotherapists´ professional development - preliminary resultspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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