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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Abstract: Literature has highlighted that it is important to explore factors that may contribute to
athletes’ well-being and also to sports performance, especially in young athletes. This study aimed to
test a model that hypothesized that athlete-related social safeness (feelings of belonging to the team)
has an effect on the psychological well-being and performance through self-criticism.
This study sample comprised 164 Portuguese adolescent athletes of both genders, who practiced
different sports.
The path analysis results confirmed the proposed model’s adequacy, which explained 52% and 28%
of the variance of the psychological well-being and performance, respectively. Results demonstrated
that athletes who presented higher social safeness levels tend to reveal higher levels of psychological
well-being and perceived performance through lower levels of self-criticism.
These novel findings suggest the importance of adopting supportive and safe relationships between
teammates due to their positive association with athletes’ mental health and performance.
Resumo: A literatura tem enfatizado a importância de explorar fatores que possam contribuir para o bem-estar e desempenho desportivo dos atletas, especialmente dos adolescentes. Este estudo teve como principal objetivo testar um modelo que hipotetizou que sentimentos de proximidade, segurança e de ligação aos colegas de equipa tem um efeito no bem-estar psicológico e desempenho desportivo dos atletas através do autocriticismo. A amostra do presente estudo foi composta por 164 atletas portugueses adolescentes de ambos os géneros, que praticavam diferentes modalidades desportivas. Os resultados da análise de vias confirmaram a plausibilidade do modelo proposto que explicou 52% e 28% da variância do bem-estar psicológico e do desempenho desportivo, respetivamente. Os resultados demonstraram que atletas que apresentam mais sentimentos de proximidade, segurança, e proximidade aos seus colegas de equipa tendem a revelar maiores níveis de bem-estar psicológico e de perceção de desempenho desportivo, através de menores níveis de autocriticismo. Estes dados sugerem a importância de adotar relações de proximidade, de suporte e de segurança entre colegas de equipa devido à sua associação positiva com indicadores de saúde mental e desempenho desportivo.
Resumo: A literatura tem enfatizado a importância de explorar fatores que possam contribuir para o bem-estar e desempenho desportivo dos atletas, especialmente dos adolescentes. Este estudo teve como principal objetivo testar um modelo que hipotetizou que sentimentos de proximidade, segurança e de ligação aos colegas de equipa tem um efeito no bem-estar psicológico e desempenho desportivo dos atletas através do autocriticismo. A amostra do presente estudo foi composta por 164 atletas portugueses adolescentes de ambos os géneros, que praticavam diferentes modalidades desportivas. Os resultados da análise de vias confirmaram a plausibilidade do modelo proposto que explicou 52% e 28% da variância do bem-estar psicológico e do desempenho desportivo, respetivamente. Os resultados demonstraram que atletas que apresentam mais sentimentos de proximidade, segurança, e proximidade aos seus colegas de equipa tendem a revelar maiores níveis de bem-estar psicológico e de perceção de desempenho desportivo, através de menores níveis de autocriticismo. Estes dados sugerem a importância de adotar relações de proximidade, de suporte e de segurança entre colegas de equipa devido à sua associação positiva com indicadores de saúde mental e desempenho desportivo.
Description
Keywords
Psychological well-being Sports performance Self-criticism Social safeness Young athletes Atletas adolescentes Autocriticismo Bem-estar psicológico Desempenho desportivo Sentimentos de proximidade e ligação
Citation
Oliveira, S., Cunha, M., Rosado, A., Gomes., B., & Ferreira, C. (2022). What could explain the psychological well-being and performance of young athletes? The role of social safeness and self-criticism. Análise Psicológica, 40(2), 191-203. https://doi.org/10.14417/ap.1913
Publisher
Edições ISPA