Repository logo
 
Publication

Políticas educativas das escolas na tomada de decisão da retenção escolar

dc.contributor.authorSantos, Natalie
dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.date.accessioned2024-03-22T01:16:04Z
dc.date.available2024-03-22T01:16:04Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA retenção escolar é uma tomada de decisão enquadrada num conjunto de documentos orientadores definidos quer pelo Ministério de Educação quer pela escola. Este estudo procurou compreender de que forma estes documentos guiam a tomada de decisão da retenção no 2.º ano de escolaridade. Foi realizada uma análise dos documentos orientadores de 68 escolas da Região da Madeira, Portugal. Foram analisados os objetivos definidos no projeto educativo, os critérios e requisitos exigidos na decisão da retenção e a formalização do acompanhamento pedagógico antes e após a retenção. Os dados recolhidos indicam que as orientações gerais do Ministério de Educação são contempladas nas políticas das escolas. No entanto, a maioria das escolas, inclusivamente as escolas que pretendem reduzir o uso da retenção, não especificam critérios ou requisitos, além dos já definidos pela legislação, que possam ajudar os professores a tomar a decisão sobre a retenção, nem definem planos de acompanhamento individual para os alunos uma vez retidos. Estes resultados são coerentes com as informações recolhidas junto de 294 professores questionados sobre os planos de retenção da escola. Considera-se pertinente a discussão das políticas de retenção ao nível de escola, para proporcionar uma maior qualidade na tomada de decisão da retenção escolarpt_PT
dc.description.abstractABSTRACT:Abstract: In Portugal, grade retention is a decision made within a set of guiding documents defined either by the Ministry of Education or by the school. This study sought to understand how the schools’ regulatory documents guidedthe decision-making of second-grade retention. An analysis of the regulatory documents of 68 schools in the Region of Madeira, Portugal, was carried out. The objectives defined in the educational project; the criteria and requirements required in the retention decision; and the formalization of pedagogical complement beforeand after retention were analyzed. The data indicate that the general guidelines of the Ministry of Education on retention are included in the educational policies of schools. However, most schools, including schools that intend to reduce the use of retention, do not specify criteria or requirements other than those already defined by legislation, which could help teachers make decisionsabout retention, nor do they formalize pedagogical complements for students once retained. These results are consistent with those obtained from 294 primary teachers questioned about the schools’ retention plans. It is considered relevant to discuss retention policies at the school level to provide higher quality decision-making regarding grade retention.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia - FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, N. N., & Monteiro, V. (2023). Schools’ educational policies about grade retention decision making. Education Policy Analysis Archives, 31. https://doi.org/10.14507/epaa.31.7586pt_PT
dc.identifier.doi10.14507/epaa.31.7586pt_PT
dc.identifier.issn10682341
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9692
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherArizona State Universitypt_PT
dc.relationSFRH/BD/139973/2018pt_PT
dc.relationCOVID/BD/152972/2023pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRetenção escolarpt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectInstrumentos de autonomia da escolapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectTomada de decisãopt_PT
dc.subjectEducational policiespt_PT
dc.subjectGrade retentionpt_PT
dc.subjectInstruments of school autonomypt_PT
dc.subjectPrimary educationpt_PT
dc.subjectDecision-makingpt_PT
dc.titlePolíticas educativas das escolas na tomada de decisão da retenção escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUnited Statespt_PT
oaire.citation.titleEducation Policy Analysis Archivespt_PT
oaire.citation.volume31pt_PT
person.familyNamede Nóbrega dos Santos
person.familyNameMartinho
person.givenNameNatalie
person.givenNameVera
person.identifier438346
person.identifier.ciencia-idBE1A-8E3B-2BD0
person.identifier.ciencia-id7D1B-2801-98DC
person.identifier.orcid0000-0002-4973-9311
person.identifier.orcid0000-0002-4250-7040
person.identifier.scopus-author-id56970646900
person.identifier.scopus-author-id55257840200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbf99ab78-dc45-44ee-9a4e-2a35fd7286a0
relation.isAuthorOfPublication26a3b6f1-8e7f-4cf0-a363-4081f512ed2c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery26a3b6f1-8e7f-4cf0-a363-4081f512ed2c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AAOUJ-08-2022-0111.pdf
Size:
768.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: