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Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste estudo foi verificar a atitude de discentes e docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (UNESP) em relação à Bioestatística. Como instrumento de medida, utilizou-se a Escala de Atitudes em Relação à Estatística (EAE). A reprodutibilidade da Escala foi estimada pela estatística Kappa (k) com ponderação linear e sua consistência interna pelo Coeficiente alfa-Cronbach (α). Os indivíduos foram agrupados segundo sua atitude em relação à Estatística em positiva e negativa; posteriormente, estudou-se sua associação com as variáveis de interesse pelo teste de qui-quadrado (χ2) ao nível de significância de 5%. A amostra foi composta por 272 alunos de graduação, 83 de pós-graduação e 24 docentes, sendo predominantemente feminina (78,2%). Entre os estudantes, 67,5% participaram do programa de iniciação científica. A reprodutibilidade e a consistência interna da Escala foram adequadas (κ=0,7093; α=0,9334). A maior parte da amostra (74,4%) apresentou atitude positiva frente à Estatística. Houve associação entre a atitude e a atividade funcional (p=0,0204), série cursada (p=0,0316) e desempenho (p=0,0002). Assim, conclui-se que a maioria dos participantes apresentou atitude positiva em relação à Bioestatística, sendo que os estudantes de graduação e aqueles que relataram bom desempenho em Bioestatística apresentaram proporção significativamente maior de atitude positiva em relação aos demais.
Description
Keywords
Bioestatística Atitude Prática profissional Ensino
Citation
Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, 31, 143-147
Publisher
Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista - UNESP