Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Rorschach e psicopatologia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1994_4_463.pdf517.21 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nesta comunicação, pensada sobretudo em função de estudantes com conhecimentos iniciais sobre o Rorschach, pretendeu-se mostrar «porquê» e «como» o psicodiagnóstico funciona enquanto revelador de características fundamentais da personalidade e procura-se situi-lo como instrumento importante para uma aproximação da teoria do conhecimento. Caracterizam-se, depois, os modos dc resposta de quatro grupos psicopatológicos (esquizofrenia, neurose histérica, neurose obsessiva, organização limite) a partir das respostas exemplares retiradas de um trabalho de investigação. cm curso.
By this communication, conceived primarily for students with initial knowledge about the Rorschach, we intend to show «why» and «how» the psychodiagnostic works as a revealer of the essential characteristics of the personality; at the same time we attempt to situate it as an important instrument for the theory of knowledge. Then we characterize the answers of four psychopatological groups (schizophrenics, hystericals, obsessives and borderlines) based on same typical answers gathred from our research in progress.
Par cette communication, conçue principalement en fonction d’etudiants à peinc initié au Rorschach, on a voulu montrer «pourquoi» et «comment» le psychodiagnostique fonctionne en tant que révélateur de caractéristiques fondamentales de la personnalité; on essaye aussi de le situer commec un instrument important pour l’approche de la theorie de la connaissance. Ensuite, on caractèrisr les formss de réponse de quatre groupes psycliopatliologiques (schizophrenie, névrose hiystérique, nevrose obsessive et organisation limite) a partir de reponses exemplaires puisées dans un travail de recherche en cours.

Description

Keywords

Citation

Análise Psicológica, 12(4), 463-468

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License