Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.23 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As toupeiras-de-água (Galemys pyrenaicus Geoffroy e Desmana moschata L.) são pequenos mamíferos semi-aquáticos da ordem INSECTIVORA, família Talpidae e sub-família Desmaninae. As duas espécies ocorrem em áreas geográficas distintas; Galemys pyrenaicus no Norte da Península Ibérica e Pirinéus; Desmana moschata na grande planície aluvial russa e na Sibéria. São consideradas ameaçadas por todos os Livros Vermelhos nacionais dos seus países de ocorrência. A IUCN atribui-lhes o estatuto de Vulnerável. As principais causas de ameaça relacionam-se com as alterações dos seus habitats de ocorrência.
Este trabalho teve como objectivos: (1) reconhecer e descrever alguns padrões básicos de comportamento destas espécies, observados em cativeiro; (2) comparar padrões equivalentes nas duas espécies, interpretando-os numa perspectiva evolutiva;
(3) proceder a um estudo mais detalhado dos padrões de natação, como ponto de
partida para o conhecimento dos mecanismos de adaptação ao modo de vida aquático;
(4) fornecer indicações comportamentais úteis para a conservação in situ de Galemys
pyrenaicus; (5) contribuir paar o conhecimento dos requisitos de manutenção em
cativeiro de Galemys pyrenaicus, capazes de assegurar a sobrevivência, bem estar e
reprodução dos animais cativos.
Os dados foram obtidos a partir de 4 exemplares de Galemys pyrenaicus e 5 de Desmana moschata filmados em vídeo em diferentes condições de cativeiro. Amostras de filmes foram analisadas em câmara lenta e imagem-a-imagem (25 imagens/seg.)
Foram descritas diferentes categorias de padrões de comportamento: repouso, movimentos e posturas fora de água, movimentos e posturas dentro de água, mergulhos e alimentação dentro de água, alimentação fora de água, cuidados com a pelagem, emissões sonoras, interacções sociais e outros comportamentos de significado incerto. Alguns padrões foram encontrados apenas no estudo de uma ou de outra espécie e evidenciaram-se algumas variações dos mesmos padrões.
A análise fina do comportamento de natação mostrou que, em Galemys pyrenaicus, a propulsão do movimento é essencialmente produzida pelas patas posteriores. Apenas num padrão de comportamento denominado "mergulhos superficiais" se observou uma significativa intervenção da musculatura do tronco, através de movimentos ondulatórios. Em Desmana moschata, a propulsão conferida pelas patas posteriores é auxiliada por movimentos ondulatórios da cauda quando os animais se deslocam no fundo. Compararam-se as durações dos ciclos de movimento das patas posteriores decompostos nas sua fases de propulsão e recuperação.
Estudaram-se ainda as durações dos tempos de mergulho, discriminando cada uma das suas fases ("submersão", "natação no fundo" e "ascensão"); não se verificaram diferenças significativas entre as duas espécies para os tempos totais, mas apenas para as durações das submersões e ascensões. Diferenças significativas ocorrem também entre as durações dos intermergulhos.
A condição de semi-aquático, que os Desmaninae e outros insectívoros representam em diferentes estádios evolutivos, traduz-se em compromissos que revelam a ancestralidade terrestre e a secundária adaptação ao modo de vida aquático. O seu reportório comportamental é constituído por um conjunto de padrões comuns em toda a linhagem dos mamíferos. As maiores diferenças identificadas parecem relacionar-se com os padrões de locomoção e procura de alimento.
Description
Dissertação de Mestrado em Etologia
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada