Publication
O país das letras
dc.contributor.author | Moreira, Maria de Lurdes | |
dc.date.accessioned | 2019-05-15T19:40:09Z | |
dc.date.available | 2019-05-15T19:40:09Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Partindo do pressuposto que o contacto com a leitura e a escrita e a possibilidade de as experimentar e constatar o seu funcionamento, mesmo antes do ensino formal, é determinante para facilitar a aprendizagem da linguagem escrita (Alves Martins, 2000; Alves Martins & Silva, 2006; Treiman & Bourassa, 2000), foi construída uma aplicação para computador que apresente tarefas e jogos associados à leitura e à escrita e desenvolva competências facilitadoras desta aprendizagem. Este produto teve como estrutura base a apresentação de um livro interativo em suporte multimédia, que cria um contexto de exploração do objeto escrita que permite adquirir conhecimentos sobre os conceitos de letra, palavra, frase e história, conhecer as convenções da leitura e da escrita, e compreender o que é afinal ler. A aplicação “Viagem ao País das Letras/O País das Letras” provou ser eficaz no desenvolvimento da consciência fonológica e da compreensão do princípio alfabético em crianças de idade pré-escolar com quem foi testada. Uma vez que atualmente, não faz mais sentido colocar a questão se é ou não adequada a utilização das novas tecnologias para promover conhecimentos, mas sim como tirar proveito das novas tecnologias presentes no mundo das crianças de hoje, a aplicação construída para computador está agora em fase de adaptação para funcionar em qualquer dispositivo android, visto os tablet e os smartphone serem, atualmente, o principal dispositivo de entretenimento, também de crianças quase desde o nascimento. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (323-333). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7052 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da leitura e da escrita | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.subject | Manipulação da correspondência grafo-fonética | pt_PT |
dc.title | O país das letras | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 333 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 323 | pt_PT |
oaire.citation.title | Actas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |