Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
183.82 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Partindo do pressuposto que o contacto com a leitura e a escrita e a
possibilidade de as experimentar e constatar o seu funcionamento, mesmo antes do
ensino formal, é determinante para facilitar a aprendizagem da linguagem escrita
(Alves Martins, 2000; Alves Martins & Silva, 2006; Treiman & Bourassa, 2000), foi
construída uma aplicação para computador que apresente tarefas e jogos associados
à leitura e à escrita e desenvolva competências facilitadoras desta aprendizagem.
Este produto teve como estrutura base a apresentação de um livro interativo em
suporte multimédia, que cria um contexto de exploração do objeto escrita que
permite adquirir conhecimentos sobre os conceitos de letra, palavra, frase e história,
conhecer as convenções da leitura e da escrita, e compreender o que é afinal ler.
A aplicação “Viagem ao País das Letras/O País das Letras” provou ser eficaz no
desenvolvimento da consciência fonológica e da compreensão do princípio
alfabético em crianças de idade pré-escolar com quem foi testada.
Uma vez que atualmente, não faz mais sentido colocar a questão se é ou não
adequada a utilização das novas tecnologias para promover conhecimentos, mas sim
como tirar proveito das novas tecnologias presentes no mundo das crianças de hoje,
a aplicação construída para computador está agora em fase de adaptação para
funcionar em qualquer dispositivo android, visto os tablet e os smartphone serem,
atualmente, o principal dispositivo de entretenimento, também de crianças quase
desde o nascimento.
Description
Keywords
Aprendizagem da leitura e da escrita Consciência fonológica Manipulação da correspondência grafo-fonética
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (323-333). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA