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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação comparativa incide sobre a representação
de vinculação e problemas de comportamento
em crianças institucionalizadas. Foram avaliadas 35
crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar,
em dois grupos: 19 crianças institucionalizadas e 16
crianças vivendo com as suas famílias de origem.
Recorreu-se ao Attachment Story Completion Task
(ASCT), avaliando-se, pela construção das narrativas,
os valores de Segurança e Coerência das representações
de vinculação. Para a avaliação dos problemas
de comportamento recorreu-se ao instrumento I.C.C.P
(Fonseca et al., 1994), que corresponde à versão
portuguesa do “Child Behavior Checklist”, CBCL, de
Achenbach (1991). Os resultados indicam que existem
correlações negativas entre a qualidade das representações
da vinculação e problemas de comportamento
agressivo e de isolamento. Conclui-se que o meio de
vida da criança foi determinante no tipo de vinculação
demonstrada e indirectamente no comportamento de
agressividade e isolamento manifestado. ABSTRACT In this study an attempt was made to analyse the
attachment and the behaviour of institutionalized
children and familiar environment. Construction of
narratives, values of security and coherence were
studied using the Attachment Story Completion Task
(ASCT) (Bretherton, Ridgeway, & Cassidy, 1990)
and behaviour was analyzed using Child Behaviour
Checklist (CBCL) (Achenbach, 1991) on a sample of
35 pre-scholar and early school age children.
The results show the existence of negative and
significant correlations between the ASCT and the
CBCL for the Scales of Aggressive Behaviour and
Isolation and also a negative but non significant
correlation for the Hyperactivity Scale.
Description
Keywords
Comportamento Institucionalização Representação de vinculação Behaviour Institutionalization Representation of attachment
Citation
Análise Psicológica, 27(4), 509-521.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada