Publication
Motivação académica: Suas relações com o autoconceito; género e desempenho académico
dc.contributor.author | Reboredo, Ana Rita | |
dc.contributor.author | Monteiro, Vera | |
dc.date.accessioned | 2017-06-20T18:05:00Z | |
dc.date.available | 2017-06-20T18:05:00Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Segundo a teoria da autodeterminação os alunos podem estar intrinsecamente ou extrinsecamente motivados para realizar as tarefas escolares. Referem os autores que, embora originalmente motivados extrinsecamente, os alunos podem evoluir e vir a experimentar sentimentos de autonomia e melhorar a sua persistência na realização das atividades. Este processo tem sido associado, entre outros, ao autoconceito e desempenho académicos. O presente estudo pretende analisar em que medida os diferentes níveis de regulação para a aprendizagem (intrínseca, identificada, introjetada e externa) estão relacionados com o autoconceito académico, a autoestima, o ano de escolaridade, o género e o desempenho académico. Para o efeito participaram 454 alunos do distrito de Lisboa, a frequentar o 3º ciclo de escolaridade, dos quais 201 pertenciam ao género feminino. Para avaliar a regulação para a aprendizagem foi aplicada a Escala de Auto Regulação Académica “Porque é que eu faço as coisas?”, uma escala para avaliar o autoconceito académico (matemática e língua materna) e uma escala de autoestima. O desempenho académico foi avaliado atendendo à existência ou não de reprovações. Os resultados obtidos sugerem a existência de correlações positivas e significativas entre os níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínseca, o auto conceito académico e a autoestima. Constataram-se, ainda, efeitos das variáveis género, ano de escolaridade e desempenho académico nos níveis de regulação para a aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (85-102). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-33-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5555 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação para a aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Autoconceito académico | pt_PT |
dc.subject | Autoestima | pt_PT |
dc.subject | Autoestima | pt_PT |
dc.subject | Ano de escolaridade | pt_PT |
dc.subject | Género | pt_PT |
dc.subject | Desempenho académico | pt_PT |
dc.title | Motivação académica: Suas relações com o autoconceito; género e desempenho académico | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 102 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 85 | pt_PT |
oaire.citation.title | Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |