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Motivação académica: Suas relações com o autoconceito; género e desempenho académico

dc.contributor.authorReboredo, Ana Rita
dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.date.accessioned2017-06-20T18:05:00Z
dc.date.available2017-06-20T18:05:00Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractSegundo a teoria da autodeterminação os alunos podem estar intrinsecamente ou extrinsecamente motivados para realizar as tarefas escolares. Referem os autores que, embora originalmente motivados extrinsecamente, os alunos podem evoluir e vir a experimentar sentimentos de autonomia e melhorar a sua persistência na realização das atividades. Este processo tem sido associado, entre outros, ao autoconceito e desempenho académicos. O presente estudo pretende analisar em que medida os diferentes níveis de regulação para a aprendizagem (intrínseca, identificada, introjetada e externa) estão relacionados com o autoconceito académico, a autoestima, o ano de escolaridade, o género e o desempenho académico. Para o efeito participaram 454 alunos do distrito de Lisboa, a frequentar o 3º ciclo de escolaridade, dos quais 201 pertenciam ao género feminino. Para avaliar a regulação para a aprendizagem foi aplicada a Escala de Auto Regulação Académica “Porque é que eu faço as coisas?”, uma escala para avaliar o autoconceito académico (matemática e língua materna) e uma escala de autoestima. O desempenho académico foi avaliado atendendo à existência ou não de reprovações. Os resultados obtidos sugerem a existência de correlações positivas e significativas entre os níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínseca, o auto conceito académico e a autoestima. Constataram-se, ainda, efeitos das variáveis género, ano de escolaridade e desempenho académico nos níveis de regulação para a aprendizagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (85-102). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-33-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5555
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAutorregulação para a aprendizagempt_PT
dc.subjectAutoconceito académicopt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectAno de escolaridadept_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectDesempenho académicopt_PT
dc.titleMotivação académica: Suas relações com o autoconceito; género e desempenho académicopt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage102pt_PT
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oaire.citation.titleColóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuaispt_PT
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