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Authors
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Abstract(s)
Segundo a teoria da autodeterminação os alunos podem estar
intrinsecamente ou extrinsecamente motivados para realizar as tarefas escolares.
Referem os autores que, embora originalmente motivados extrinsecamente, os
alunos podem evoluir e vir a experimentar sentimentos de autonomia e melhorar
a sua persistência na realização das atividades. Este processo tem sido
associado, entre outros, ao autoconceito e desempenho académicos. O
presente estudo pretende analisar em que medida os diferentes níveis de
regulação para a aprendizagem (intrínseca, identificada, introjetada e externa)
estão relacionados com o autoconceito académico, a autoestima, o ano de
escolaridade, o género e o desempenho académico. Para o efeito participaram
454 alunos do distrito de Lisboa, a frequentar o 3º ciclo de escolaridade, dos
quais 201 pertenciam ao género feminino. Para avaliar a regulação para a
aprendizagem foi aplicada a Escala de Auto Regulação Académica “Porque é
que eu faço as coisas?”, uma escala para avaliar o autoconceito académico
(matemática e língua materna) e uma escala de autoestima. O desempenho
académico foi avaliado atendendo à existência ou não de reprovações. Os
resultados obtidos sugerem a existência de correlações positivas e significativas
entre os níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínseca, o auto
conceito académico e a autoestima. Constataram-se, ainda, efeitos das
variáveis género, ano de escolaridade e desempenho académico nos níveis de
regulação para a aprendizagem.
Description
Keywords
Autorregulação para a aprendizagem Autoconceito académico Autoestima Autoestima Ano de escolaridade Género Desempenho académico
Citation
In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (85-102). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada