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“Who am I: a perceção que os adolescentes têm da sua identidade e a relação com os comportamentos autolesivos e a ideação suicida

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Abstract(s)

O estudo sobre a identidade em psicologia tem sido investigado desde há vários anos, sendo a identidade um construto que está sempre em mudança. No entanto, o estudo de como a identidade de um adolescente se relaciona com os comportamentos autolesivos e a ideação suicida, é ainda pouco estudado. Pensamos que estes estudos são importantes quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista da prática clínica. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender a perceção que os adolescentes têm da sua identidade e a relação com os comportamentos autolesivos e a ideação suicida. Foram recolhidos dados, para este efeito, de 136 adolescentes que preencheram vários questionários, o Questionário “Eu Sou”, ICAL (Comportamentos Autolesivos), QIS (Ideação Suicida) e um Questionário sóciodemografico. Os resultados obtidos evidenciam que as avaliações emocionais que os adolescentes atribuem às suas perceções positivas e negativas apresentam diferenças significativas consoante a presença ou não de histórico de comportamentos autolesivos. Observou-se também que quanto mais elevada é a perceção negativa que os adolescentes têm da sua identidade, mais elevada é a diversidade de métodos de comportamentos autolesivos. Os resultados neste estudo sugerem que existem correlações e comparações significativas entre as perceções dos adolescentes relativamente à sua identidade e as restantes variáveis, sendo uma problemática que apresenta um impacto significativo nas suas vidas. Foram delineadas limitações, estudos futuros e implicações para a prática clínica.
The study of identity in psychology has been investigated for several years, with identity being an ever-changing construct. However, the study of how the identity of an adolescent relates to self-harm behavior and suicide ideation is still poorly studied. We believe that these studies are important both from a theoretical point of view and from the point of view of clinical practice. In this sense, this study aims to understand the perception that adolescents have of their identity and the relation with self-harm behaviors and suicide ideation. For this purpose, it was collected a total of 136 adolescents who completed several questionnaires, Questionnaire the Task “I Am”, ICAL, the portuguese version of the Inventory of Self-harm Behavior, the portuguese version of the SIQ (Suicide Ideation) and a sociodemographic questionnaire. The results obtained show that, the emotional evaluations that adolescents attribute to their positive and negative perceptions show significant differences depending on the presence or absence of history of self-harm behaviors. It was also observed that the higher the negative perception that adolescents have of their identity, the higher the diversity of methods of self-harm behavior. The results of this study suggest that there are significant correlations and comparisons between the perceptions of adolescents regarding their identity and the other variables, which is a problem that has a significant impact on their lives. Limitations, future studies and implications for clinical practice were outlined.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Identidade Auto-perceções Comportamentos autolesivos Ideação suicida Adolescência Identity Self-perceptions Self-harm behavior Suicide ideation Adolescence

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