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Indução de emoções através de breves excertos musicais

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Abstract(s)

O presente estudo testou a eficácia de vários excertos musicais na indução dos seguintes quatro estados emocionais específicos: a tristeza, a alegria, o medo e a raiva, e um estado neutro. Cinquenta estudantes universitários (29 do sexo feminino; 19-30 anos de idade) avaliaram os seus estados emocionais e afectivos imediatamente após a exposição a cada um dos 11 excertos musicais seleccionados. Foram usados itens específicos para avaliar as emoções-alvo e as escalas selfassessment manikin para medir a valência e a activação afectivas. No geral, os resultados mostraram que os estímulos usados para induzir o medo, a alegria, a tristeza, e os estados neutros foram eficazes, sugerindo a sua utilidade na indução de emoções em estudos experimentais.
ABSTRACT: The present study tested the efficacy of several musical excerpts for the induction of the following four specific emotional states: sadness, happiness, fear, anger, and a neutral state. Fifty students (29 female and 21 male; 19-30 years old) rated their emotional states immediately after exposure to each of the 11 selected musical excerpts. Specific items were used to evaluate the target emotions and the selfassessment manikin scales to measure valence and arousal affect). Overall, the results showed that the stimuli used to induce fear, happiness, sadness, and neutral states were successful, suggesting that they might be useful for the elicitation of emotions in experimental studies.

Description

Keywords

Activação Alegria Indução de emoções Medo Música Raiva Tristeza Valência Anger Arousal Emotion induction Fear Happiness Music Sadness Valence

Citation

Laboratório de Psicologia, 8, 3-20

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Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

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